Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Começam as inscrições para o concurso fotográfico InTransFerível

Publicação:

intransferivel
-

As inscrições para o concurso fotográfico InTransFerível – Imagens da Diversidade estão abertas a partir desta segunda-feira (8/2) até 31 de março. O lançamento oficial ocorreu no dia 30 de janeiro, durante a live de encerramento da programação do Mês da Visibilidade Trans, promovida pela Secretaria da Cultura (Sedac).

O concurso é realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), por meio da sua Associação de Amigos, em parceria com o Instituto Estadual de Cinema (Iecine), ambos instituições da Sedac, e tem o apoio da assessoria de Diversidade da secretaria. O evento incrementa o conjunto de políticas afirmativas e inclusivas, cuja incorporação ao saber social se efetiva pela presença nos espaços culturais.

Voltado a imagens registradas em celular por pessoas transexuais, o concurso reserva 20% das vagas a participantes que não sejam trans. Os primeiros colocados receberão premiação em dinheiro, e as 20 melhores fotos comporão uma exposição na CCMQ durante o mês de junho.

O diretor da Casa de Cultura, Diego Groisman, explica que o concurso fotográfico InTransFerível propõe cinco eixos de percepção. “Esses eixos são realidades transformadoras: a pessoa trans na sociedade; profissão e trabalho; novos horizontes: a pessoa trans privada da liberdade; culturas transurbanas: a pessoa trans e as periferias; e interseccionalidade: a pessoa trans em suas relações culturais, sociais e étnicas”, detalha.

“Valorização e inclusão são palavras que resumem o propósito desse concurso. Nossa expectativa é contar com registros que traduzam a sensibilidade e o talento no olhar de pessoas tantas vezes estigmatizadas e à margem da sociedade. É um passo e tanto”, considera a secretária adjunta da Cultura e mulher trans, Gabriella Meindrad.

Como participar

As imagens devem ser enviadas em formato JPG/JPEG, com pelo menos 2.560 pixels no lado maior e tamanho máximo de arquivo de 5 MB (cinco megabytes). Clique aqui para ler o regulamento completo.

Texto: Ludwig Larré/Ascom CCMQ
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul