Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Com investimento do Estado, delegações gaúchas conquistam 33 medalhas na primeira semana de jogos nacionais de base

Com foco na formação de atletas e cidadãos, desde 2024, o governo já destinou R$ 20 milhões em competições escolares

Publicação:

Um grupo de dez pessoas posa para uma foto em frente a um banner colorido, com os dizeres "JUBs" (Jogos Universitários Brasileiros) e o número "100" estilizado, indicando o centenário da competição. O grupo é composto por atletas de judô, vestidos com quimonos brancos (judogis), e alguns técnicos ou membros da equipe de apoio.

A maioria dos atletas exibe medalhas no pescoço e segura mascotes de pelúcia, representando um personagem laranja com roupas esportivas, provavelmente o mascote oficial do evento. Três atletas estão ajoelhados na frente, enquanto os demais estão de pé atrás deles. Duas atletas ajoelhadas seguram uma bandeira verde, vermelha e amarela com o logotipo da FUGE (Federação Universitária Gaúcha de Esportes), indicando que representam o estado do Rio Grande do Sul.

Todos na imagem parecem felizes e orgulhosos, comemorando suas conquistas no evento esportivo.
Equipe gaúcha de judô nos Jogos Universitários Brasileiros - Foto: Divulgação/Fuge

As delegações gaúchas presentes nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) e nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) encerraram a primeira semana de competições nacionais com 33 medalhas, sendo 17 nos JEBs e 16 nos JUBs. Com o apoio do governo do Estado, que custeia passagens aéreas e uniformes, as competições escolares e de base já receberam R$ 20 milhões de investimento desde 2024.

Os JEBs ocorrem em Uberlândia, em Minas Gerais, e os JUBs em Natal, no Rio Grande do Norte. A participação em competições reforça o papel do esporte na formação de cidadãs e cidadãos focados e comprometidos, dentro e fora do esporte. Além disso, os resultados demonstram uma variedade de modalidades em que o Rio Grande do Sul compete, fruto da organização das seletivas e do investimento do governo na base esportiva do Estado. 

O titular da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), Juliano Franczak, o Gaúcho da Geral, ressalta a importância de iniciativas na área. “Investir no esporte para os jovens vai muito além da busca por conquistas. É investir na formação, em valores que levamos para toda a vida. O governo, por meio da SEL, tem como prioridade fortalecer o esporte gaúcho, formando novos atletas e, acima de tudo, preparando cidadãos para o futuro”, destaca.

Nos JEBs, a natação foi o grande destaque desta primeira etapa do evento. Nessa modalidade, os atletas conquistaram 17 medalhas: seis ouros, cinco pratas e seis bronzes. Os JEBs são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e incluem atletas/estudantes entre 12 e 14 anos.  

A imagem mostra um grupo de 22 jovens atletas (homens e mulheres) posando para uma foto coletiva ao ar livre, sobre um chão de tijolos aparentes. Eles vestem camisetas azuis com detalhes em laranja e amarelo, com a sigla "JEBs" (Jogos Escolares Brasileiros) estampada. A maioria deles está com medalhas douradas e prateadas penduradas no pescoço, indicando que participaram de competições esportivas e conquistaram prêmios.

Na frente do grupo, no chão, estão expostos dois troféus e uma bandeira do estado do Rio Grande do Sul, com as cores verde, vermelha e amarela, e o brasão no centro. A equipe é composta majoritariamente por adolescentes e jovens, acompanhados por um treinador ou técnico posicionado à direita.

Ao fundo, é possível ver outras pessoas, barracas e estruturas de um evento esportivo, com iluminação artificial acesa ao anoitecer. O clima da imagem é de celebração, conquista e união.
Equipe gaúcha de natação nos Jogos Escolares Brasileiros - Foto: Divulgação/SEL

Já nos JUBs, para atletas matriculados em instituições de Ensino Superior, foram as artes marciais que brilharam. No taekwondo, o Rio Grande do Sul conquistou seis medalhas: um ouro, duas pratas e três bronzes. No judô, mais pódios para os representantes do Estado, dez no total. Quatro subiram ao lugar mais alto, conquistando o ouro, enquanto um trouxe a prata e cinco, o bronze. O encerramento será no dia 18 de outubro.

Texto: Ascom SEL
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul