Com incentivos do Fundopem, Philip Morris Brasil inaugura nova fábrica em Santa Cruz do Sul
Publicação:
O governador Tarso Genro participou, nesta sexta-feira (5), da inauguração das novas instalações da Philip Morris Brasil no município de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. Com um investimento de R$ 136 milhões, aprovado pelo Fundopem, a empresa fabricante de cigarros centralizará toda a sua produção em um único prédio de 40 mil metros quadrados, desde o recebimento do tabaco até a fabricação e o empacotamento do produto final.
A estrutura estatal tem uma função organizadora e indutora do desenvolvimento econômico e social, e é por isso que financiamos essa expansão e estamos muito orgulhosos disso, afirmou Tarso Genro. Sempre dissemos que vamos incentivar empresas não predatórias, sejam elas locais, regionais, nacionais ou multinacionais, desde que se integrem à base produtiva local e estabeleçam uma sinergia para o desenvolvimento, como acontece aqui.
Este é um dos maiores investimentos privados em curso no Estado e também considerado um dos mais importantes para a região, já que a indústria emprega atualmente cerca de 1,6 mil funcionários e é responsável por 54% da arrecadação do ICMS de Santa Cruz do Sul.
De acordo com o presidente da Philip Morris Brasil, Amâncio Sampaio, a transferência de toda a produção para uma única planta industrial simplifica os processos e aumenta a produtividade. Essa nova configuração ampliará ainda mais nossa competitividade para continuarmos a crescer e inovar no mercado. Antes, a empresa possuía outras unidades no centro do município, o que ocasionava dificuldades logísticas.
Também estiveram presentes na cerimônia o vice-governador Beto Grill e o secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, que destacou o empenho do secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, nos encaminhamentos do investimento junto ao Fundopem.
Encontro com produtores
Antes da cerimônia, na sede da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Tarso assinou documento que determina a regulamentação da lei estadual 14.208, de 6 de março de 2013, que instituiu o dia 28 de outubro como Dia Estadual do Produtor de Tabaco.
O secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, afirmou que o ato simboliza o apoio do Governo do Estado à cadeia produtiva do tabaco. Estamos trabalhando para que o agricultor familiar tenha mais renda, produzindo mais e cada vez melhor, disse, ao destacar os investimentos do programa Mais Água, Mais Renda.
Mainardi voltou a defender a visão de que a diversificação nas propriedades rurais é a forma mais rápida e segura de proporcionar o aumento da renda no meio rural e o fortalecimento da economia gaúcha. Nossa ideia é a de sustentarmos a implementação de políticas e programas que trabalhem com o conceito de diversificação, para que os homens e mulheres que vivem no campo tenham mais renda e, com isso, consolidem um ambiente de felicidade, para que permaneçam no meio rural produzindo para o desenvolvimento do Estado, disse.
Para o deputado estadual Heitor Schuch, autor da proposta, a data visa a criar um ambiente de confraternização e reflexão em torno do tema. Neste dia, teremos encontros que debaterão o futuro da fumicultura, refletindo sobre as políticas públicas implantadas para o setor. O presidente da Afubra, Benício Werner, disse que a distinção é um reconhecimento ao trabalho dos fumicultores para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
No ano passado, o Governo do Estado instalou um grupo de trabalho para aperfeiçoar o conceito e avançar na política de diversificação. A ideia é desenvolver uma política para valorizar os agricultores familiares que hoje plantam tabaco nas suas propriedades, incentivando-os a agregar outras culturas, como milho e feijão.
Pelo menos 86 mil famílias vivem do cultivo do tabaco em 272 municípios gaúchos, totalizando 175 mil hectares de área plantada. Em 2012, foi o produto mais exportado pelo Rio Grande do Sul, com US$ 2,24 bilhões.
Texto: Juliano Meira Pilau
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Ediçõa: Redação Secom, (51) 3210.4305