Com aporte de R$ 11,4 milhões, Estado lança o programa Avançar na Comunicação

Avançar na Comunicação
Recurso para editais de incentivo, criação da Escola Gaúcha de Comunicação e modernização da infraestrutura de comunicação - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Em mais uma etapa do plano de investimentos do Estado, o governador Eduardo Leite lançou nesta quinta-feira (24/2), no Palácio Piratini, o programa Avançar na Comunicação. Um total de R$ 11,4 milhões serão destinados para editais de incentivo, criação da Escola Gaúcha de Comunicação e modernização da infraestrutura de comunicação pública, a fim de dar mais transparência aos atos do governo e reafirmar a garantia do direito constitucional à informação.

Avançar na Comunicação   Leite
Para Leite, comunicação "é essencial para que possamos conviver pacificamente e com transparência em uma sociedade democrática" - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

“Comunicação não é algo acessório ou superficial. Pelo contrário, é essencial para que possamos conviver pacificamente e com transparência em uma sociedade democrática. Por isso temos a convicção de que este anúncio de investimentos é também uma prestação de serviço que o Estado precisa fazer, não para regular a comunicação e a imprensa, mas para dar a sua colaboração no sentido de aperfeiçoar a comunicação nos tempos atuais”, disse o governador

O lançamento do programa contou com uma palestra da advogada e comunicadora Gabriela Prioli, convidada para promover um momento de reflexão sobre a comunicação como ponte para a construção de diálogo, conhecimento e pensamento crítico.

Ao lado da secretária de Comunicação, Tânia Moreira, o governador apresentou as ações de fomento e de modernização da estrutura de comunicação pública. A secretária destacou que os projetos do Avançar na Comunicação foram estruturados a partir dos mesmos princípios que norteiam o trabalho da pasta que comanda, com o compromisso pela transparência em relação aos atos do governo e o foco no serviço ao cidadão.

Avançar Comunicação Tânia
"Hoje é um dia que marca e celebra a importância que esse governo dá para a comunicação", destacou a secretária Tânia - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

“Hoje é um dia que marca e celebra a importância que esse governo dá para a comunicação. Na Secretaria de Comunicação temos como princípios essenciais para o nosso trabalho a transparência, a isonomia, o respeito à comunicação profissional, a regionalização e o alinhamento. Não nos desviamos um minuto desses princípios porque queremos aproximar o governo das pessoas e as pessoas do governo”, destacou Tânia.

Serão investidos R$ 3 milhões para as ações de fomento à comunicação, divididos entre a criação da Escola de Comunicação Gaúcha e editais para produção audiovisual e jornalística.

Para modernização, incremento de tecnologia e melhorias de infraestrutura da comunicação pública com foco na prestação de serviço para o cidadão gaúcho e transparência das ações do governo, foram destinados R$ 8,4 milhões.

O Avançar na Comunicação integra um plano de investimentos transversal que já anunciou até agora R$ 5,3 bilhões em iniciativas para acelerar o crescimento econômico e incrementar a qualidade da prestação de serviços à população.

Avançar na Comunicação 1
O lançamento do programa Avançar na Comunicação ocorreu no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini - Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

INVESTIMENTOS DO AVANÇAR NA COMUNICAÇÃO

Escola Gaúcha de Comunicação – R$ 1,5 milhão

A escola será voltada à capacitação em funções técnicas de comunicação, radiodifusão e audiovisual, priorizando jovens em situação de vulnerabilidade econômica e social e egressos do sistema socioeducativo. Além disso, oferecerá conteúdo para capacitação, qualificação e aperfeiçoamento profissional de servidores.

O valor investido será utilizado para o pagamento dos profissionais contratados para ministrar as capacitações. A estrutura física e equipamentos da Secretaria de Comunicação serão utilizados para as necessidades de funcionamento da escola.

Fomento à produção audiovisual – R$ 1 milhão

O governo lançará editais públicos para projetos de incentivo à produção audiovisual, por meio da emissora pública TVE.

Fomento à produção jornalística – R$  500 mil

Lançamento de editais de incentivo a empresas, projetos e produções jornalísticas com foco em aceleração de iniciativas jornalísticas, fact-checking (apuração e verificação de fatos e dados) e projetos de reportagem.

Obras e engenharia – R$ 4,7 milhões

Criação de um estúdio multiuso no Palácio Piratini, elaboração do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) do prédio da TVE e FM Cultura, reforma estrutural do estúdio de gravações e iluminação da antena da TVE.

Tecnologia – R$ 3,7 milhões

Modernização da estrutura de áudio dos salões Alberto Pasqualini e Negrinho do Pastoreio, assim como do estúdio multiuso, no Palácio Piratini. Implementação de um arquivo de imagens digital do governo e digitalização do acervo de imagens da TVE para preservação da história e disponibilização de material para consulta e pesquisa. Modernização técnica da TVE e da FM Cultura.

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Vitor Necchi/Secom