Em reunião com participação de Leite, Codesul define contratação de estudo para projeto de ferrovia integrada da Malha Sul
Objetivo é assegurar que especificidades econômicas, logísticas e produtivas da Região Sul sejam adequadamente consideradas
Publicação:
O governador Eduardo Leite participou de forma virtual, nesta terça-feira (16/12), de uma reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), realizada em Curitiba, para tratar da agenda estratégica da malha ferroviária do Sul do país. O principal encaminhamento do encontro foi a autorização para a contratação imediata, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), de um estudo de viabilidade do Projeto de Ferrovia Integrada do Codesul.
A reunião contou com a presença dos governadores de Santa Catarina; Jorginho Mello; do Paraná, Ratinho Júnior; e do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. Representando o Executivo gaúcho presencialmente, compareceu o secretário-adjunto de Logística e Transportes, Clóvis Magalhães. O encontro consolidou o alinhamento político dos Estados em torno da necessidade de maior protagonismo regional nas decisões sobre o futuro das ferrovias, especialmente no contexto do debate sobre a concessão da Malha Sul.
O objetivo do estudo a ser contratado é produzir uma análise técnica própria, que faça o devido contraponto àquele elaborado pela Infra S.A., que subsidia o Plano de Concessões apresentado pelo Ministério dos Transportes. A intenção é assegurar que as especificidades econômicas, logísticas e produtivas da Região Sul sejam adequadamente consideradas.
O vice-governador Gabriel Souza, que por determinação de Leite coordena a agenda ferroviária do Estado, destacou a importância do estudo para qualificar a tomada de decisão do bloco. “Essa é uma pauta que o Rio Grande do Sul vem liderando desde 2024, quando propusemos a união dos Estados do Sul para tratar das ferrovias de forma integrada. Desde o início defendemos a necessidade de um estudo próprio, que nos permita avaliar a viabilidade econômica do sistema e dialogar com o governo federal de forma qualificada. A decisão de hoje consolida esse trabalho e fortalece a posição do Codesul”, afirmou Gabriel.
Além de avaliar a viabilidade econômica e operacional de um sistema ferroviário integrado entre os Estados, o estudo deverá apresentar contribuições concretas ao Plano Nacional de Concessões, fortalecendo a posição institucional do Codesul nas negociações com o governo federal. A iniciativa busca garantir que qualquer decisão sobre prorrogação, renovação ou nova concessão da Malha Sul seja construída de forma dialogada, técnica e com participação efetiva dos governos estaduais.
Texto: Juliane Pimentel/Ascom GVG
Edição: Felipe Borges/Secom