Cientec e CRM buscam a valorização do carvão mineral
Publicação:

A Fundação de Ciência e Tecnologia e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) estão imbuídas na valorização do carvão mineral. O objetivo das instituições foi reforçado durante uma visita do diretor-presidente da CRM, Edivilson Meurer Brum, e do superintendente de Engenharia, Nilo Antônio Rigotti, ao Campus da Cientec, no município de Cachoeirinha, nesta semana.
Na ocasião, Brum anunciou o fornecimento de 14 toneladas de carvão mineral da região de Candiota para auxiliar nas atividades do projeto de pesquisa da Cientec, intitulado "Gaseificação do carvão Candiota para a obtenção de um gás de síntese para a cadeia carboquímica".
Eles conheceram a infraestrutura e os projetos de pesquisa em execução pelo Departamento de Engenharia de Processos (Deproc) da Cientec, com ênfase nos processos voltados à combustão, oxicombustão e gaseificação de carvões minerais e biomassas.
Além de explorarem os processos de conversão dos combustíveis, as pesquisas incluem estratégias para minimização de emissões atmosféricas e uso de cinzas geradas no processo para aplicações diversas, especialmente aquelas voltadas à construção civil.
A CRM e a Cientec possuem um histórico de colaborações voltadas ao setor de energia. A Fundação desenvolve serviços tecnológicos para caracterização de carvões minerais e conta com o apoio da Companhia, através do fornecimento de carvões minerais.
Ao final do encontro, foi manifestado o interesse mútuo de incrementar a aproximação entre as entidades, buscando qualificar a resposta do Estado para viabilizar investimentos voltados à valorização do carvão mineral.
Texto: Viviani Silveira
Edição: Cristina Lac/CCom