Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Cientec comemora 44 anos nesta segunda-feira

Publicação:

Cientec comemora 44 anos nesta segunda-feira
Em 1972, o antigo Instituto Tecnológico de Pesquisa do Rio Grande do Sul, fundado em 1942 na Ufrgs, foi transformado em - Foto: Divulgação Cientec

A Fundação de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Cientec) comemora 44 anos de existência nesta segunda-feira (6). Para marcar o aniversário, além da confraternização para os funcionários, o memorial da instituição permanecerá aberto ao público durante todo o dia para visitação, mediante agendamento pelo telefone 3287-2056.

Em 1972, o antigo Instituto Tecnológico de Pesquisa do Rio Grande do Sul (Iters), fundado em 1942 na Ufrgs, foi transformado em fundação, a Cientec, ganhando maior autonomia administrativa e sede própria, na Rua Washington Luiz, nº 675, no Centro de Porto Alegre, onde funciona até hoje. Dois anos depois, foi promulgada uma lei que determinou que a Cientec executasse, compulsoriamente, a verificação da qualidade de todas as obras contratadas pelo governo do Estado, cujo valor total excedesse o equivalente a 3 mil salários mínimos. 

De lá para cá, muitas atividades com reflexos diretos no desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul foram desenvolvidas pela Cientec, como os estudos de viabilidade para implantação de dois grandes complexos industriais: a Refinaria Alberto Pasqualini o Polo Petroquímico de Triunfo. 

Referência na área de pesquisa, a Cientec também tem sua marca consolidada na prestação de serviços tecnológicos para empresas públicas e privadas, órgãos públicos, associações, entidades e pessoas físicas, através da realização de ensaios, calibrações, consultorias e inspeções.

Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, suas atividades concentram-se nas áreas de Alimentos; Engenharia de Edificações; Materiais de Construção Civil; Engenharia Eletroeletrônica; Tecnologia Metal-Mecânica; Engenharia de Processos; Química e Geotecnia.


Texto: Viviani Silveira/Ascom Cientec
Edição: Denise Camargo/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul