Centro Tecnológico Audiovisual do RS é lançado na PUCRS
Publicação:
A comunidade de produção cinematográfica do Rio Grande do Sul comemorou na tarde desta quarta-feira (03) o lançamento do Tecna - Centro Tecnológico Audiovisual do RS. A parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, a PUCRS e a Fundação Cinema RS - Fundacine, atende a um anseio antigo da categoria.
O Tecna é um centro de referência para a atividade audiovisual brasileira, com ênfase na tecnologia e baseado na integração entre Governo, universidade e empresas. Os pilares do projeto são atividades de fomento ao setor, atendimento do mercado, pesquisa e formação.
O ato solene de assinatura do convênio para implantação do Tecna ocorreu no auditório da Faculdade de Comunicação da PUCRS. Em seu pronunciamento, o secretário de Estado da Cultura, Assis Brasil, falou da importância desse projeto: Fico muito feliz ao ver consubstanciado no Tecna as três dimensões da cultura com a qual o Governo do Estado desenvolve suas políticas culturais. A cultura como produção de bens simbólicos, a cultura enquanto economia e a cultura enquanto inclusão social. E o Tecna é um belíssimo exemplo da concordância desses três vetores da cultura.
A integração, decorrente do trabalho conjunto produzirá um impacto positivo em todos os setores e na sociedade. Juntos, trabalharemos com criatividade e ousadia, declarou o reitor da PUC, Joaquim Clotet.
É um sonho de 20 anos, que passou por várias etapas. No momento em que a tecnologia e a inovação estão cada vez mais presentes na vida de todos, faz todo o sentido esse projeto. Vivemos um momento histórico com essa parceria que aqui se firmou, disse o presidente da Fundacine, Cícero Aragon.
O Centro Tecnológico Audiovisual do RS pretende impulsionar as atividades existentes no setor audiovisual gaúcho e criar um novo espaço para a pesquisa e a inovação, atendendo televisão, cinema, publicidade e games. O projeto está integrado ao Tecnopuc Viamão e a atual fase é de desenvolvimento e captação de recursos. As primeiras ações estarão em funcionamento ainda em 2011 e o projeto todo está previsto para ser concluído em 2013.
Também foi lançado o edital para incubação de empresas de cinema e vídeo na Raiar da PUCRS. Informações no site http://www.pucrs.br/raiar/
Texto e foto: Maria Emilia Portella
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305