Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro de Recondicionamento de Computadores vai qualificar mais de mil jovens em Viamão

Publicação:

09.03.13 - Lançamento do CRC Centro de Recondicionamento de Computadores) de Viamão e inicio das inscrições para curso gratuito de informatica. O projeto é uma parceria entre a SECOM, Banrisul e Rede Marista de Ensino.
CRC Viamão - Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini

Mais de 170 jovens e adultos dos bairros Santa Cecília e Santa Isabel do município de Viamão realizaram inscrições para o curso gratuito em Tecnologia da Informação e Comunicação oferecido pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), lançado neste sábado (9) pela Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom). A atividade inovadora é capaz de aliar geração de renda e emprego, inclusão digital e social, consciência ecológica e cidadania. 

O CRC em Viamão é fruto da parceria estabelecida em 2012 pelo Governo do Estado a partir do RS Mais Digital, Banrisul e Rede Marista de Solidariedade. O projeto em defesa da inclusão por meio da tecnologia tem como propósito transformar a realidade de jovens de baixa renda da cidade a partir da formação que será realizada em três módulos: o primeiro nas unidades móveis localizada nos bairros, e os outros dois na sede do CRC (Avenida Senador Salgado Filho, 8000 - Bairro Querência) que será inaugurada no mês de abril. 

O jovem Rogério Guedes Boff Júnior, 15 anos, e o padrasto Ubirajara Indio Moura Mendes Júnior, 38 anos, foram os primeiros a se inscrever, por acreditar que o projeto pode proporcionar uma melhor qualidade de vida e qualificação para o mercado de trabalho. A prioridade é do mais novo, mas se eu tiver a oportunidade de realizar o curso vai ser ótimo, diz Ubirajara. Para Rogério, o aprendizado servirá inclusive para realizar atividades em casa. Se o computador estragar, terei a técnica necessária para arrumar ele em casa mesmo. Além disso, hoje o mercado de trabalho pede o conhecimento técnico, tudo o que o curso oferece.

Para Guilherme Trindade, instrutor do primeiro módulo, a expectativa é de que todas as vagas sejam preenchidas, já que serão quatro turmas de 19 alunos cada, divididas nos turnos da manhã e tarde. No primeiro módulos as atividades são de informática básica e conhecimento da máquina, hoje realizamos as inscrições, na segunda e terça-feira (11 e 12) realizamos a seleção dos 152 jovens que iniciam o curso, a partir dos critérios de renda, idade, escolaridade e aproveitamento, e as aulas já devem iniciar na quarta-feira (20), disse o jovem que trabalha para a Rede Marista, executora do projeto. De março de 2013 a janeiro de 2014 está prevista a recuperação de 2 mil computadores e a formação de 1056 jovens.  

Conforme o diretor de Inclusão Digital da Secom, Gerson Barrey, em um primeiro momento serão recondicionados apenas computadores oriundos do Governo do Estado. No pleno funcionamento do projeto estamos estudando a viabilidade de ampliarmos isso para a sociedade civil, disse. Para o diretor, o projeto tem um apelo ambiental, porque retarda a chegada dos equipamentos no meio ambiente, já que o descarte do que não será recondicionado também é realizado de forma consciente. A prioridade do projeto é a capacitação destes jovens para a manutenção de computadores, geração de emprego na industria da criatividade e, se possível, transformá-los em empreendedores. 

Complementar ao projeto acontece a ampliação da sustentabilidade dos telecentros que existem no Estado, o manancial de peças do CRC servirá para a recuperação de telecentros sucateados e também para a consolidação de novos, como no caso de todos os computadores que foram doados para os telecentros das prefeituras do Litoral Norte e Sul do Estado a partir do Verão numa Boa Mais Digital. Estes computadores recondicionados vão prioritariamente para as ações do RS na Paz e RS Mais Igual, dois grandes programas do Governo atrelados ao RS Mais Digital. Colaboramos com o RS Mais Educação, e com a criação dos telecentros em zonas rurais do Estado, disse Barrey.

Texto: Daiane Roldão
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul