Centro Administrativo do Estado poderá ser modernizado com parceria público-privada
Publicação:

Os secretários de Planejamento e Gestão, Mateus Bandeira, e da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães, receberam, nesta sexta-feira (13), o estudo de viabilidade para melhorias internas e externas do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O projeto foi entregue pela empresa MSCA Informação, Tecnologia, Treinamento e Consultoria Ltda. e prevê investimentos de R$ 181,9 milhões em quatro anos, na forma de parceria público-privada, pelo período de 30 anos.
Mateus Bandeira elogiou a qualidade do estudo, e o secretário Elói Guimarães salientou a grandiosidade do projeto, que, segundo ele, será significativo, já que incorpora diversos serviços apontados como necessidade em pesquisas internas.
O estudo contempla, além da reforma da edificação, a construção de novos prédios que permitirão ao Estado redimensionar as áreas atualmente ocupadas e levar para o Caff órgãos hoje instalados em outras regiões de Porto Alegre. Estão sendo considerados aspectos como acessibilidade e gestão ambiental. Já a remuneração do investidor se daria pela exploração de serviços e pela contraprestação paga pelo Estado.
Uma pesquisa de opinião junto aos usuários do Caff teve a participação de 1.030 pessoas, em um universo de 3.600. Em relação à infraestrutura, reforma nos sanitários, instalação de posto de saúde e novos elevadores, foram, nesta ordem, os itens mais lembrados. Merecem destaque também os itens segurança, ar-condicionado, sistema de acesso (identificação de pessoas que frequentam o local) e estacionamento - citados por mais de 1/3 dos usuários.
Entre os serviços, a necessidade de farmácia ficou em primeiro lugar, seguida de postos bancários, academia de ginástica e restaurante executivo. O prédio do Caff tem mais de três décadas e, por isso, a necessidade de modernização. O projeto será apresentado ao Conselho Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPVs) do Estado, presidido pela governadora Yeda Crusius, até o final de novembro.