CEEE-D investe na modernização da rede subterrânea de energia de Porto Alegre
Publicação:

A CEEE Distribuidora (CEEE-D) está modernizando a rede subterrânea de energia elétrica, que atende aos bairros Centro e Cidade Baixa, em Porto Alegre, com investimentos em tecnologia e na substituição de equipamentos. O objetivo da empresa é aumentar a confiabilidade e a segurança do fornecimento aos 50 mil clientes atendidos pela malha subterrânea gerenciada pela empresa na capital, beneficiando diretamente também a população que diariamente circula pela região central da cidade.
Nesse domingo (23), o trabalho foi nas esquinas da General Câmara com Avenida Sete de Setembro e, no final de semana anterior, na Rua José Montaury. Nos dois locais, houve troca de transformadores e ajuste de equipamentos.
Esse projeto de reforço da rede subterrânea de energia inclui a substituição, até o final do ano, de seis transformadores de 500 kVA (quilovolt-ampère) e, no início de 2017, de mais nove transformadores de mesma potênci. O trabalho se estenderá na região delimitada pelas ruas Duque de Caxias, Gal. Salustiano, Avenida Mauá e Rua da Conceição, área com 155 quilômetros de rede, 292 câmaras transformadoras e 1.528 caixas subterrâneas.
Além dessas melhorias, dois outros projetos recentes são importantes para qualificação dos serviços na área, que fechará o ano com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões. O gerente Regional Metropolitano da empresa, Jeferson de Oliveira Gonçalves, cita como destaque a aquisição do laboratório móvel, uma estrutura composta por tecnologia de ponta para realização de testes, verificação e localização de defeitos, possibilitando agilidade na manutenção.
Outro avanço da área foi a parceria com a Universidade Regional do Noroeste do RS (Unijuí), que resultou em um Programa de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) para auxiliar a automação e o monitoramento do sistema. Esse investimento de R$ 3,42 milhões traz uma redução de custos na manutenção corretiva por parte da companhia, que poderá atuar com manutenção preditiva. Integra o projeto um veículo utilitário para auxiliar no trabalho de campo, numa área considerada estratégica pela companhia, pelo número de clientes públicos e privados que integram a gestão do Estado na região.
Texto: Mara Medeiros/Ascom Grupo CEEE
Edição: Denise Camargo/Secom