Casa de Cultura recebe busto de Mario Quintana esculpido por Xico Stockinger
Publicação:

Em homenagem aos 104 anos que o poeta Mario Quintana completaria nesta sexta-feira (30), o Governo do Estado recebeu uma obra de grande valor cultural: um busto em bronze do poeta, esculpido pelo seu amigo Xico Stockinger, entregue pela filha do escultor, Jussara Stockinger. A governadora Yeda Crusius, juntamente com o secretário da Cultura, Cézar Prestes, participou do ato de descerramento do busto, realizado no foyer da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na rua dos Andradas, 736, bairro Centro, em Porto Alegre.
Mario Quintana tem uma casa. É na casa dele que o busto tem que ficar, afirmou Jussara à governadora Yeda, ao explicar a sua decisão. Ela falou da amizade entre Quintana e Stockinger, quando vivos. O poeta seguidamente almoçava em casa aos domingos. Eu era pequena, a relação deles era ótima, contava muitas histórias. Ambos trabalharam na Caldas Júnior. Foi num desses domingos que meu pai moldou a cabeça do poeta, em barro, depois fundida em bronze, recordou Jussara.
Para o secretário da Cultura, Cézar Prestes, o ato de hoje foi um resgate da história. Segundo ele, a atitude da filha do escultor, de se desprender do seu patrimônio, de uma herança do seu pai, em nome da Cultura do Rio Grande do Sul, é algo muito importante. O Governo do Estado, a Secretaria da Cultura e a Casa de Cultura Mario Quintana estão de parabéns: estamos preservando uma história de amizade entre os dois e trazendo para Casa o nosso poeta maior, avaliou Prestes.
Conforme o diretor da CCMQ, Luiz Armando Capra Filho, o busto é um presente da família Stockinger aos 104 anos que o poeta completaria. É uma dupla homenagem à Casa: ao nosso poeta e patrono, e a de ter no mesmo elemento, escultórico, as virtudes de Xico Stockinger.
Quintana faleceu em 1994, próximo dos 87 anos. Seu busto foi esculpido entre os anos 1961/62. Stockinger nasceu na Áustria em 1919 e chegou ao Brasil aos dois anos. Faleceu em 2009. Naturalizado brasileiro, dirigiu o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e presidiu a Associação Rio-Grandense de Artes Plásticas. Entre suas obras destacam-se as estátuas de Quintana e Carlos Drummond de Andrade, na praça da Alfândega, em Porto Alegre.
Texto de Heron Vidal