Carlos Gomes toma posse como secretário de Habitação e Regularização Fundiária

Em uma sala de reuniões, na ponta da mesa, estão o governador Eduardo Leite e o novo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, que toma posse. Ao redor da mesa, acompanhando a cerimônia, estão outras autoridades. Todos estão vestidos em trajes formais.
Leite destacou a criação da Sehab em seu segundo mandato, pasta dedicada a promover políticas públicas de habitação - Foto: Maurício Tonetto/Secom

O governador Eduardo Leite deu posse, na manhã desta quarta-feira (8/11), ao novo secretário de Habitação e Regularização Fundiária, o deputado federal Carlos Gomes. O ato de assinatura foi realizado no Escritório de Representação do Governo do Rio Grande do Sul em Brasília.

Leite destacou a criação, neste segundo mandato, da pasta especificamente dedicada a promover políticas públicas que viabilizem à população mais humilde condições dignas de vida por meio da habitação, com programas como o Minha Casa É Sua e o Nenhuma Casa Sem Banheiro. "Não tenho dúvida que o secretário Carlos Gomes, com a sensibilidade que tem pela sua própria história de vida e pelas capacidades política e administrativa comprovadas em sua trajetória pública, cumprirá essa missão com muita competência", disse Leite.

O novo secretário afirmou que encarará o desafio com muito entusiasmo e empenho para dar seguimento nas metas da pasta. "A habitação é um sonho das famílias. Fiquei muito honrado em aceitar o convite do governador Eduardo Leite para essa missão e asseguro que não faltarão esforços para executar as entregas nessa área fundamental", salientou.

Gomes assume a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) no lugar de Fabrício Perucchin, que passa a liderar a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). O seu antecessor, o ex-deputado estadual Mateus Wesp, está assumindo um posto de assessoramento político no Gabinete do Governador.

Também acompanharam o ato de posse o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, a secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, e a deputada federal Any Ortiz.

O novo secretário

Em uma sala de reuniões, um homem vestido com um terno azul marinho, cabelos escuros curtos e com óculos, assina o documento de posse.

Antônio Carlos Gomes da Silva tem 51 anos e é natural da cidade de Saúde, na Bahia, mas vive no Rio Grande do Sul desde 2004. É radialista.

Foi reeleito no ano passado para seu terceiro mandato como deputado federal pelo Rio Grande do Sul, cargo que exerce desde 2015. Antes de ser convidado a assumir a Sehab, era o líder da bancada gaúcha na Câmara, posto que será assumido pela deputada Any Ortiz.

Anteriormente, foi deputado estadual no Rio Grande do Sul por dois mandatos, de 2007 a 2014.

É o atual presidente do partido Republicanos no Rio Grande do Sul.

Texto: Carlos Ismael Moreira/Secom