Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Campanha pela autodeclaração de raça e cor é apresentada no Fórum Social Temático

Publicação:

24.01.14: Secretaria da Saúde realiza reflexão sobre a história dos afrodescendentes e a ancestraliedade de todos.
Campanha Declaro minha raça/cor - Foto: Raphael Seabra/Especial Palácio Piratini

Com o slogan Declare seu amor à sua mãe, avó, avô, pai, ancestralidade. Declare sua Raça/Cor!, a Secretaria Estadual da Saúde, por meio da Política de Saúde Integral da População Negra, levou a campanha pela autodeclaração de raça e cor no Sistema Único de Saúde (SUS) ao Fórum Social Temático, realizado em Porto Alegre de 21 a 26 de janeiro. A partir de uma roda de conversa e distribuição de materiais, realizados na sexta-feira (24) no Espaço Umbutu, no Largo Zumbi dos Palmares, a campanha foi apresentada aos participantes do Fórum.

O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da autodeclaração dos usuários da rede pública de saúde, no ato da notificação sobre o quesito raça/cor nos documentos e bancos de dados do SUS. Essa informação no cadastro de cada usuário é necessária para formatação de dados epidemiológicos mais eficientes para o processo de implementação da Política de Saúde da População Negra no Rio Grande do Sul.

Coordenadora da Estadual da Saúde da População Negra do RS, Mirian Alves afirma que a iniciativa faz parte do Programa de Educação Permanente de Combate ao Racismo Institucional, que desde março está sendo implementado por meio da capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Básica.

Segundo ela, assuntos como o racismo na instituição pública de saúde, a necessidade da declaração de raça/cor e a prevalência da doença falciforme estão sendo debatidos em cidades pólos das Coordenadorias Regionais de Saúde(CRS), incluindo os visitadores do Programa Primeira Infância Melhor(PIM) Estratégia de Saúde da Família em Comunidades Quilombolas e Povos de Terreiros. Com a distribuição dos materiais informativos, queremos massificar a ideia de que o trabalhador de saúde precisa perguntar ao usuário para que este se autodeclare no quesito raça/cor.

Texto: Assessoria de Imprensa
Foto: Raphael Seabra/Especial Palácio Piratini
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul