Campanha do governo envolve a comunidade no revezamento da Tocha Olímpica
Publicação:

A campanha do governo do Estado para o período de roteiro da Tocha Olímpica pelo Rio Grande do Sul, denominada 'Caminho da Superação - A passagem da tocha vai inspirar o Rio Grande', promove a integração e o envolvimento da população no revezamento da chama, que percorrerá 28 cidades até domingo (9).
A marca 'Caminho da Superação' levou em consideração que a alternância da tocha é uma tradição desde 1928 e será um evento único na história do Rio Grande do Sul, principalmente para as cidades participantes. Esses municípios farão parte de uma atração mundial e, na concepção dos organizadores da campanha, formam uma corrente positiva cruzando o estado.
A representação gráfica da marca traz uma referência ao trajeto que a tocha percorrerá. Cada traço do ícone simboliza um dos sete dias que ela permanecerá em território gaúcho. As pinceladas refletem o envolvimento de cada uma das cidades, e as cores exprimem toda a tradição do Rio Grande do Sul.
"A chegada da tocha ao Rio Grande do Sul representa o espírito olímpico e a união pela paz. Uma oportunidade do Estado se fortalecer no esporte e mostrar suas qualidades para todo o mundo", ressaltou o secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella.
Os estudantes da rede estadual de ensino que participam do revezamento estão recebendo um certificado por conduzir a Tocha Olímpica no Rio Grande do Sul. Os 41 alunos de 28 escolas foram selecionados por um concurso de redação do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), com o macrotema "O Brasil e os Jogos Olímpicos". O Rio Grande do Sul é o único estado a entregar os certificados para os estudantes que fizeram parte deste momento histórico.
Entre as ações para chamar a atenção da população para entrar no espírito olímpico com energia e otimismo, está a instalação de outdoors em pontos estratégicos, nos 28 municípios por onde passará a tocha. Além disso, foram colocados painéis em duas praças de pedágio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), nos municípios de Coxilha (ERS-135) e Campo Bom (ERS-239).
Campanhas de rádio também estarão sendo veiculadas até 9 de julho nas principais emissoras do Rio Grande do Sul, para destacar a grandiosidade do evento. Para ressaltar que o esporte é uma inspiração para milhares de pessoas e uma maneira de superar desafios, o governo do Estado também divulga nas redes sociais posts informativos sobre o revezamento da Tocha Olímpica e posts por região onde ela estará, para que a chegada da chama seja prestigiada pela comunidade e por atletas.
"A campanha pretende valorizar o que o esporte tem de mais importante e serve de exemplo para todos, seja onde for, a superação. Foram mais de 12 milhões de reais investidos pelo governo do Estado no esporte desde 2015 e esse investimento beneficia não só os atletas, mas também as famílias e todas as comunidades. Mostrar isso e valorizar a passagem da tocha é uma demonstração de que o governo vai continuar investindo no esporte, seja profissional, amador ou educacional", destacou o diretor de Publicidade e Marketing da Secretaria de Comunicação, Tiago Dimer.
Caminho olímpico
O caminho olímpico percorrerá 2,5 mil quilômetros por terra, ar e água. A Tocha Olímpica já passou por Erechim e Passo Fundo, no último domingo (3), e por São Miguel das Missões, Santo Ângelo, Ijuí e Cruz Alta nesta segunda-feira (4). Na terça-feira (5), a tocha passa por Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Santa Maria. Depois, segue pelos municípios de São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande, Pelotas, São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre, Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Torres.
CLIQUE AQUI para ver mais fotos
Texto: Cassiane Osório
Edição: Denise Camargo/Secom