Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brigada Militar participa de Operação Simultânea em Áreas de Fronteira

Publicação:

Em Alba Posse, província de Misiones na Argentina, ocorreu o lançamento da Operação Simultânea em Áreas de Fronteira, envolvendo os Órgãos de Segurança Pública do Brasil, Uruguai e da Argentina, nessa quinta-feira (14). Por meio de barreiras,
Brigada Militar participa de Operação Simultânea em Áreas de Fronteira

Em Alba Posse, província de Misiones na Argentina, ocorreu o lançamento da Operação Simultânea em Áreas de Fronteira, envolvendo os Órgãos de Segurança Pública do Brasil, Uruguai e da Argentina, nessa quinta-feira (14). Por meio de barreiras, policiamento embarcado, aéreo e motorizado, a ação que envolveu entre outros órgãos, o Comando Ambiental, Comando de Corpo de Bombeiros, Comando de Órgãos Especiais, Comando Rodoviário, os Comandos Regionais de Polícia Ostensiva das Regiões da Fronteira Noroeste, Fronteira Oeste, Missões e Sul, da Brigada Militar, e teve o objetivo de coibir crimes como o tráfico de drogas e armas, roubos e furtos nas fronteiras do sul do País.

O comandante-geral da BM, coronel Sergio Roberto de Abreu, destacou a importância de operações com países vizinhos, para integrar e fortalecer os laços já existentes entre estas regiões. Coronel Sergio ressaltou ainda a necessidade de se atender as carências da população fronteiriça na área da segurança pública. Até o momento, 2340 veículos foram fiscalizados e 14 pessoas foram presas.

Objetivos da Operação Simultânea em Áreas de Fronteira:
1-
Criar de forma continuada uma articulação operacional entre instituições de segurança do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Provínicias de Corrientes e Misiones (Argentina ) e Uruguai. Facilitando canais de comunicação para ações conjuntas e troca de informações.
2- Iniciar um programa de ações de segurança que envolve ações operacionais, intercâmbio de informações e formação conjunta de profissionais de segurança dos três países.
3- Objetiva criar parâmetros de ações preventivas e repressivas de forma a potencializar as competências das Instituições de segurança;
4- Iniciar a preparação para o atendimento de demandas relacionadas a grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014.
5- Apresentar um conceito de ação fundada na qualidade de vida do cidadão de fronteira para, então, alcançar os delitos transfronteiriços.
6- Criar uma visão de policia de vanguarda em que as ações das Instituições se complementam.
7- Abrir espaço para a qualificação profissional e material em ações direcionadas à fronteira.

Texto e foto: Comunicação Social Brigada Militar
Edição: Palácio Piratini (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul