Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Beto Grill visita Minas do Leão e destaca importância do carvão mineral

Publicação:

14.03.13: O Vice Governador Beto Grill Realiza visitas na região carbonífera de Minas do Leão.Na foto Acompanhado pelo Secretário Kaleb de Oliveira(Seinfra), Rui Dick (Seinfra), e Claudemir Bragagnolo sec.adjunto.
Mineração de Carvão - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O vice-governador Beto Grill participou nesta quinta-feira (14), em Minas do Leão, de uma visita técnica em áreas com reserva de carvão mineral. Acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, do presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Elifas Simas, e de técnicos, Grill conheceu as minas Leão II e São Vicente.

O vice-governador destacou as perspectivas sobre a mineração durante visita a São Vicente, que possui uma reserva de 6 milhões de toneladas de carvão mineral. O emprego do carvão como fonte de produção de energia deve ser confirmado pelo Governo Federal ainda no primeiro semestre de 2013. Nosso governo busca agilizar e viabilizar processos competitivos para o carvão. 

Com a possibilidade do carvão mineral ser incluído nos Leilões de Energia A-5 do Governo Federal, o governo gaúcho busca debater com o setor os possíveis investimentos, além da troca experiências e perspectivas do mercado. No Rio Grande do Sul, existem 28 bilhões de toneladas do mineral, que representam 88% do carvão no Brasil. 

Grill conheceu ainda a mina Leão II, que na década de 80 recebeu cerca de US$ 70 milhões de investimentos. A 180 metros abaixo do solo, o vice-governador percorreu túneis e galerias e conheceu silos subterrâneos, esteiras para lava e beneficiamento e também o local onde é extraído o carvão. Hoje, a mina da CRM está arrendada para a Carbonífera Criciúma, sendo que a CRM ganha royaltes da venda do carvão produzido. 

Texto: Daniel Carniel
Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul