Balde Cheio é apresentado para sete municípios da região Central
Publicação:
O programa Balde Cheio será apresentado, nesta terça-feira (23), a partir das 14h, na Câmara Municipal de Vereadores de Agudo, aos produtores de leite dos municípios de Agudo, Paraíso do Sul, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Restinga Seca, Pinhal Grande e Novo Cabrais.
O encontro terá a participação do assistente técnico de criações do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Edison França Veira, que destaca a importância do Programa para o desenvolvimento da bovinocultura leiteira. É mais uma alternativa para ser utilizada pelos parceiros e que vem crescendo em diversos municípios do Estado em função da sua importância na atividade e facilidade de execução técnica, diz França.
A apresentação do Programa Balde Cheio será feita pelo coordenador do projeto no Estado, Marcelo Brandoli, assistente técnico estadual da Emater/RS-Ascar, explicando sua metodologia e funcionamento. O Balde Cheio atualmente está implantado em 16 municípios gaúchos, correspondendo a 72 propriedades rurais.
O Balde Cheio é uma tecnologia social que integra a extensão rural a um conjunto de técnicas agropecuárias, gerenciais e ambientais adequadas para elevar a produção leiteira de forma sustentável e eficiente. No Projeto, as pequenas propriedades leiteiras são transformadas em unidades demonstrativas, onde a comunidade aprende técnicas sustentáveis para aumentar a produção de leite.
No Rio Grande do Sul, a Emater/RS-Ascar promove a troca de informações e monitora os impactos sociais, econômicos e ambientais nos sistemas de produção, entre mais de 130 mil produtores de leite assistidos.