Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Badesul se reúne com agências de fomento do Norte e Nordeste para troca de experiências

Encontro na sede da agência em Porto Alegre foi promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento.

Publicação:

A fotografia retrata uma reunião em sala de conferência com cerca de 14 pessoas sentadas em uma grande mesa de madeira escura e brilhante. Os participantes, a maioria homens, estão vestidos com trajes sociais, como ternos e camisas. Ao centro, o presidente em exercício do Badesul, Flavio Lammel, um homem de colete cinza e barba grisalha fala, gesticulando com a mão direita, enquanto outros o observam. Em primeiro plano, dois notebooks estão abertos na mesa.
Encontro na sede do Badesul reuniu representantes das agências de fomento do Amazonas, do Tocantins e da Bahia - Foto: Christian Spessato/Ascom Badesul

O Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), recebeu na quinta-feira (14/8), em sua sede, em Porto Alegre, os representantes das agências de fomento da região Norte, dos Estados do Amazonas (AFEAM) e do Tocantins (Fomento Tocantins), e do Nordeste, do Estado da Bahia (Desenbahia).

O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e teve como objetivo a troca de experiências e boas práticas entre as instituições.

Qualificar o ambiente de negócios

“É positivo e necessário que aconteçam esses eventos de integração e de compartilhamento de ideias e de fluxos de trabalho para que todos possam aprender e melhorar a sua performance, proporcionando ganhos também para os investidores que escolhem empreender em um dos estados brasileiros”, disse o titular da Sedec, Ernani Polo.

Polo ainda disse que, para o Rio Grande do Sul, a melhora consistente do ambiente de negócios é uma das diretrizes do Plano Rio Grande. Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.

A imagem mostra um grupo de cerca de 13 pessoas sentadas em uma grande mesa de reunião de madeira, em uma sala iluminada. As cadeiras são de couro marrom escuro. Ao fundo, uma tela de projeção exibe uma apresentação com um gráfico colorido e texto. As pessoas, em sua maioria homens de meia-idade, vestem roupas sociais e casuais, como camisas e blazers em tons de azul, cinza e marrom. Um homem de camisa laranja e barba escura está sentado ao lado de uma mulher de casaco branco e cabelo loiro. Outro homem de colete azul claro está sentado em uma das cadeiras de cabeceira. Uma planta verde e alta está em um vaso branco no canto direito da imagem.
Reunião teve como objetivo a troca de experiências e boas práticas entre as instituições - Foto: Christian Spessato/Ascom Badesul
Integração

O presidente em exercício do Badesul, Flavio Lammel, destacou a relevância do encontro. “É uma satisfação sediarmos esta reunião, que nos dá a oportunidade de compartilhar conhecimento com líderes das agências de fomento do Norte e Nordeste do país”.  Na ocasião, Lammel que já era representante da agência de fomento gaúcha no conselho fiscal da ABDE, foi eleito presidente do colegiado.

O presidente da AFEAM, Marcos Vinicius Castro, agradeceu a recepção: “Quero agradecer a acolhida do Badesul e reforçar que também estamos de portas abertas para receber vocês no Amazonas”, declarou.

Para o diretor executivo da ABDE, André Godoy, encontros como esse fortalecem o setor: “Essa é justamente a proposta da ABDE, que está intensificando a promoção de reuniões presenciais. Elas funcionam como verdadeiros fóruns de aprendizagem”, afirmou.

A fotografia mostra uma reunião com cerca de 13 pessoas sentadas em volta de uma grande mesa de madeira escura. O presidente em exercício do Badesul, Flavio Lammel, está ao centro da mesa, usando uma jaqueta azul escura e calça cinza, e gesticula com as duas mãos enquanto fala. Ele olha para as pessoas à sua direita. Outros participantes, homens e mulheres, estão sentados à mesa, alguns com ternos e camisas sociais. O ambiente tem paredes marrons e janelas que vão do chão ao teto, com vista para uma paisagem urbana com prédios. A placa de vidro na parede de trás exibe o logo "BADESUL".
Presidente em exercício do Badesul, Flavio Lammel, foi eleito presidente do colegiado da ABDE - Foto: Christian Spessato/Ascom Badesul
Estratégias para o desenvolvimento

Na oportunidade, foi apresentado um panorama do cenário econômico do Rio Grande do Sul, que enfrentou com resiliência a pandemia de Covid-19 e as enchentes de 2024. Agora, o estado precisa lidar com os impactos do pacote de tarifas lançado pelos Estados Unidos.

“Estamos apostando em estratégias para enfrentar essas questões, como o incentivo ao turismo. O Rio Grande do Sul é um estado acolhedor, com localização privilegiada, próximo a países como o Uruguai, e repleto de atrações, como as da Serra Gaúcha”, disse Lammel, que apresentou a atuação do Badesul voltada à recuperação e ao desenvolvimento econômico.

Segundo o Badesul, dos 497 municípios gaúchos, 380 são clientes da agência de fomento, que investe em projetos de melhoria da infraestrutura urbana e possui linhas específicas para levar inovação e sustentabilidade às cidades.

Ainda, participaram das reuniões o diretor do Setor Público do Badesul, Kalil Sehbe Neto, o diretor Financeiro, Robson Ferreira, e o superintendente de Agronegócio, David Schwanke. Das agências de fomentos presentes, compareceram, além do presidente da AFEAM, os presidentes da Agência de Fomento do Tocantins, Portilho Prado, e da Desenbahia, Vitor Lopes, acompanhados de técnicos.

Texto: Ascom Sedec e Ascom Badesul 
Edição: Anderson Machado/Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul