Badesul se reúne com agências de fomento do Norte e Nordeste para troca de experiências
Encontro na sede da agência em Porto Alegre foi promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento.
Publicação:

O Badesul, agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), recebeu na quinta-feira (14/8), em sua sede, em Porto Alegre, os representantes das agências de fomento da região Norte, dos Estados do Amazonas (AFEAM) e do Tocantins (Fomento Tocantins), e do Nordeste, do Estado da Bahia (Desenbahia).
O encontro foi promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e teve como objetivo a troca de experiências e boas práticas entre as instituições.
Qualificar o ambiente de negócios
“É positivo e necessário que aconteçam esses eventos de integração e de compartilhamento de ideias e de fluxos de trabalho para que todos possam aprender e melhorar a sua performance, proporcionando ganhos também para os investidores que escolhem empreender em um dos estados brasileiros”, disse o titular da Sedec, Ernani Polo.
Polo ainda disse que, para o Rio Grande do Sul, a melhora consistente do ambiente de negócios é uma das diretrizes do Plano Rio Grande. Liderado pelo governador Eduardo Leite, o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.
O presidente em exercício do Badesul, Flavio Lammel, destacou a relevância do encontro. “É uma satisfação sediarmos esta reunião, que nos dá a oportunidade de compartilhar conhecimento com líderes das agências de fomento do Norte e Nordeste do país”. Na ocasião, Lammel que já era representante da agência de fomento gaúcha no conselho fiscal da ABDE, foi eleito presidente do colegiado.
O presidente da AFEAM, Marcos Vinicius Castro, agradeceu a recepção: “Quero agradecer a acolhida do Badesul e reforçar que também estamos de portas abertas para receber vocês no Amazonas”, declarou.
Para o diretor executivo da ABDE, André Godoy, encontros como esse fortalecem o setor: “Essa é justamente a proposta da ABDE, que está intensificando a promoção de reuniões presenciais. Elas funcionam como verdadeiros fóruns de aprendizagem”, afirmou.
Na oportunidade, foi apresentado um panorama do cenário econômico do Rio Grande do Sul, que enfrentou com resiliência a pandemia de Covid-19 e as enchentes de 2024. Agora, o estado precisa lidar com os impactos do pacote de tarifas lançado pelos Estados Unidos.
“Estamos apostando em estratégias para enfrentar essas questões, como o incentivo ao turismo. O Rio Grande do Sul é um estado acolhedor, com localização privilegiada, próximo a países como o Uruguai, e repleto de atrações, como as da Serra Gaúcha”, disse Lammel, que apresentou a atuação do Badesul voltada à recuperação e ao desenvolvimento econômico.
Segundo o Badesul, dos 497 municípios gaúchos, 380 são clientes da agência de fomento, que investe em projetos de melhoria da infraestrutura urbana e possui linhas específicas para levar inovação e sustentabilidade às cidades.
Ainda, participaram das reuniões o diretor do Setor Público do Badesul, Kalil Sehbe Neto, o diretor Financeiro, Robson Ferreira, e o superintendente de Agronegócio, David Schwanke. Das agências de fomentos presentes, compareceram, além do presidente da AFEAM, os presidentes da Agência de Fomento do Tocantins, Portilho Prado, e da Desenbahia, Vitor Lopes, acompanhados de técnicos.
Texto: Ascom Sedec e Ascom Badesul
Edição: Anderson Machado/Secom