Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Azeites de oliva gaúchos com selo premium estão entre os melhores do mundo

Estância das Oliveiras e Capela de Santana integram o ranking Flos Olei, a mais importante publicação do setor do planeta

Publicação:

A imagem mostra uma fileira de garrafas de azeite de oliva sobre uma mesa de madeira, posicionada ao ar livre, com um campo de oliveiras ao fundo. Ao todo, há oito garrafas, todas com design semelhante, estilo rústico e elegante, com tampas de madeira clara e alças laterais.
As garrafas são da marca "Estância das Oliveiras", um produtor de azeite de oliva do Rio Grande do Sul, Brasil. Sete das garrafas são em tons claros (branco e bege), com diferentes rótulos indicando tipos variados de azeite extra virgem. Uma garrafa, à direita, é preta com detalhes dourados e o rótulo "Signature".
Ao fundo, o cenário mostra um campo verde com fileiras simétricas de oliveiras plantadas, cercadas por uma cerca branca e com árvores ao longe sob um céu parcialmente nublado. O ambiente transmite uma atmosfera de produção artesanal e natural.
Estância das Oliveiras atingiu 93 pontos na avaliação dos especialistas - Foto: Divulgação Sict

Duas marcas de azeite de oliva extravirgem com o Selo Produto Premium - Origem e Qualidade RS, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict), estão entre as melhores do planeta. Isso porque a Estância das Oliveiras e a Capela de Santana, fazendas produtoras do Estado, foram incluídas no guia Flos Olei 2026, a mais importante publicação de azeites do mundo. No total, nove marcas brasileiras integram o ranking, sete gaúchas e duas mineiras. 

O Flos Olei avaliou aproximadamente 500 propriedades de destaque em cinco continentes, abrangendo 57 países envolvidos na olivicultura de excelência. O ranking é feito a partir de uma avaliação rigorosa, na qual os azeites são submetidos à análise de especialistas, por meio de degustação às cegas. Entre os critérios considerados estão a análise sensorial, a qualidade do frutado, o equilíbrio, a persistência e as práticas de manejo. Os selecionados devem ter uma pontuação mínima de 80 e máxima de 100. A Estância das Oliveiras atingiu 93 pontos e a Capela de Santana, 90. 

A titular da Sict, Simone Stülp, comemorou o reconhecimento. "Estar presente no Flos Olei, considerado o guia mais respeitado da olivicultura mundial, é uma conquista que enche o Rio Grande do Sul de orgulho. Nossos azeites premium, fruto de um trabalho rigoroso dos produtores gaúchos, agora figuram entre os melhores do planeta”, destacou.

O guia, usado por chefs, sommeliers e consumidores como referência de qualidade, destaca não apenas o sabor, mas também os métodos de cultivo e as variedades de azeitonas. Publicado anualmente, o Flos Olei é um verdadeiro atlas para quem aprecia azeites de alta qualidade. 

Produtos Premium 

Instituído pelo decreto nº 55.515, de 30 de setembro de 2020, o Selo Produto Premium - Origem e Qualidade RS é uma iniciativa inédita da gestão Eduardo Leite, criada para destacar a qualidade e o valor agregado da produção gaúcha. Além do azeite de oliva, abrange também a cachaça e as carnes ovina e bovina. 

O programa busca reconhecer e impulsionar empreendimentos que se destacam pela excelência, promovendo cases de sucesso que elevam o padrão dos produtos fabricados no Rio Grande do Sul. Com abordagem multidisciplinar e transversal, a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a valorização da produção local e o estímulo à inovação.

Texto: Fábio Ritter/Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul