Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Autorizado o cancelamento de hipotecas de 2.706 imóveis da extinta Cohab RS

Ação é o primeiro resultado do projeto Terra - Eu sou Cohab lançado na sexta (5)

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O governo do Estado, por meio da secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), teve aprovado seu requerimento para levantamento hipotecário para mutuários da extinta Cohab RS que estavam com gravame de dívidas.

Em sentença pronunciada na terça-feira (9/9), a juíza Laura Ullmann Lopez acatou o parecer do Ministério Público do Rio Grande do Sul favorável ao requerimento da Sehab. Com a decisão 2.706 imóveis se tornam aptos à regularização. Esse é o primeiro resultado do Projeto Terra - Eu sou Cohab, lançado na sexta-feira (5/9).


Parecer favorável

O Promotor de Justiça, Dr. Cláudio Ari Pinheiro de Mello, emitiu parecer favorável, destacando que a medida contribui para a regularização fundiária e efetivação do direito à moradia, não havendo óbice ao levantamento dos ônus e ressalta o relevante interesse social e sua consonância com os princípios da política urbana e do direito à moradia.

Na sentença, a juíza  Laura Ulmann Lopez, cita que pelo fato dos imóveis não apresentarem impedimento “a manutenção da hipoteca viola o pleno exercício do direito de propriedade, gera insegurança jurídica e dificulta a regularização registral, e até mesmo afeta o desenvolvimento econômico da cidade”, explicou.

Direito à moradia

O secretário titular da Sehab, Carlos Gomes, salienta o importante passo dado para assegurar o direito de moradia a estes mutuários. “Essa sentença significa que agora mais de 2.700 famílias poderão requerer a propriedade de seus imóveis.

Informações

Os mutuários interessados em saber se o seu imóvel está entre os liberados de hipoteca devem procurar o cartório de registro de imóveis de sua cidade ou enviar e-mail para: cohab-escrituras@sehab.rs.gov.br .

A Sehab também disponibiliza um atendimento exclusivamente por whatsapp pelo número (51) 98130-0033.                              

Projeto Terra- Eu Sou Cohab

Lançado na sexta-feira (5/9), o Projeto Terra - Eu sou Cohab, une os poderes Executivo e Judiciário com o objetivo de regularizar cerca de 60 mil imóveis adquiridos por meio da extinta Companhia Habitação do Estado do Rio Grande do Sul, a Cohab RS.

No primeiro momento, o projeto beneficia os mutuários de 30 mil unidades habitacionais localizadas em 12 municípios, onde serão realizados mutirões de regularização.

O Termo de Cooperação uniu os seguintes parceiros: Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab); Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS); Defensoria Pública RS; Colégio Notarial do Brasil, Seção RS; Colégio Registral do RS e o Instituto de Registro Imobiliário do RS. Também se somam ao trabalho o Ministério Público RS, a Defensoria Pública RS e o Comando Militar do Sul no auxílio aos mutirões.

O Projeto Terra – Eu sou Cohab, foi desenvolvido pelo Poder Judiciário e teve a adesão da Sehab, visando a regularização fundiária dos imóveis que ainda estão registrados em nome da Cohab e que necessitam ser transferidos aos respectivos mutuários.

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sehab
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul