Estado promove aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes
Iniciativa é voltada para gestores intermediários do Executivo
Publicação:

Cerca de 100 servidores do Executivo receberam, na manhã desta quarta-feira (13/8), a aula inaugural da segunda turma da Academia de Líderes, programa de certificação de lideranças intermediárias da Administração Direta, promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A aula foi ministrada presencialmente no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, pelo professor Fernando Coelho.
A subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SPGG, Ana Dal Ben, fez a abertura do evento. “É uma grande satisfação ver o auditório lotado para mais uma turma da Academia de Líderes. Hoje, tem início um novo ciclo no desenvolvimento de talentos, com o objetivo de aprimorar as competências de quem já exerce a liderança no serviço público estadual. Nosso objetivo é capacitá-los para gerir suas equipes e entregar resultados ainda melhores para as organizações”, declarou Ana, que também apresentou o percurso formativo e o acompanhamento profissional da iniciativa.
Professor da USP palestrou no evento
O professor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), Fernando Coelho, palestrou sobre “O desafio de liderar no setor público”, refletindo sobre os esforços para conduzir o serviço público de maneira bem-sucedida. No encerramento da aula, a equipe da Escola de Governo (EGov) transmitiu avisos aos novos alunos, destacando orientações sobre o funcionamento da formação até o final do ano.
Participam da Academia de Líderes os servidores públicos que foram aprovados na avaliação dos pré-requisitos, que incluem o exercício de cargo de chefe de divisão ou equivalente (FG/CC 08) na Administração Direta do Estado, além de nível superior completo e o certificado do curso "Autoconhecimento e Interações do Líder". Nesta edição, 68% das participantes são mulheres.
Sobre a Academia de Líderes
A Academia de Líderes é ministrada por instituições de referência em gestão pública, entre as quais o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro. Serão 40 horas de aulas, distribuídas ao longo de quatro meses em encontros quinzenais, combinando teoria, oficinas práticas e aconselhamento profissional, com aulas teóricas e aconselhamento profissional. As oficinas práticas são promovida pela Sugep em parceria com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa fortalecer o Poder Executivo no Brasil. A formação é ministrada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e a Fundação João Pinheiro.
Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom