Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Assistência social recebe 17 micro-ônibus para diferentes cidades e inaugura Estação Cidadania em Canoas

Publicação:

Evento Canoas 2
Ministro Osmar Terra e a secretária Regina Becker na inauguração do Espaço Estação Cidadania, em Canoas - Foto: Laura Píffero / Ascom Stas

Para fortalecer o serviço de assistência e cidadania nos municípios gaúchos, foram entregues, na segunda-feira (24/6), 17 micro-ônibus para a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas). O evento, em Canoas, teve a presença do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e da secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker.

Veja os municípios contempladas com os veículos:

Evento Canoas 3
Veículos têm capacidade para 23 adultos, o que dará agilidade no transporte de pessoas atendidas e equipes do programa - Foto: Laura Píffero / Ascom Stas

- Cachoeirinha
- Canela
- Canoas
- Caxias do Sul
- Chapada
- Esteio
- Frederico Westphalen
- Giruá
- Pelotas
- Porto Alegre (dois veículos)
- Santo Antônio da Patrulha
- São Gabriel
- São Sepé
- Tuparendi
- Ubiretama
- Viamão

O investimento na frota chega R$ 4,7 milhões. Os veículos são regulados pelo MOB-Suas. A finalidade é ampliar a mobilidade, acessibilidade e transporte de idosos e de equipes de referência multidisciplinares para a realização das ações, serviços, programas e projetos da assistência social.

O ministro Osmar Terra disse que os veículos vão proporcionar mais mobilidade para usuários e equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop).

Evento Canoas 1
Secretária Regina Becker destacou que benefício é para todo o Estado, não apenas para municípios contemplados - Foto: Laura Píffero / Ascom Stas

Também em Canoas foi inaugurada, na mesma ocasião, a Estação Cidadania, um espaço no bairro Mathias Velho para o desenvolvimento de programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação profissional, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência.

A unidade conta com ginásio poliesportivo (arquibancada para até 181 lugares), área de apoio (administração, sala de professores, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público), além de estruturas de atletismo. O investimento foi de R$ 3,8 milhões.

A secretária Regina Becker ressaltou a importância de trabalhar espaços que possam acolher as crianças, os jovens e as famílias respeitando sobretudo a vida de todos. “Não é só Canoas ou esses municípios que ganham e sim todo o Rio Grande do Sul, pois essa é uma conquista de presente e futuro”, afirmou Regina.

Texto: Laura Píffero/Ascom Stas
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul