Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Aprovadas publicação do edital de concessão do Cais Mauá e futura licitação do transporte metropolitano

Publicação:

Card em fundo cinza, no qual está escrito Parcerias Concessões ao centro, logo abaixo de um ícone que representa uma folha de contrato com um sinal de visto dentro de um círculo na parte inferior direita. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

O Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do Estado aprovou a publicação do edital de concessão do Cais Mauá, em Porto Alegre. A resolução foi divulgada nesta segunda-feira (4/9) no Diário Oficial do Estado (DOE). A deliberação ocorreu na quinta-feira (31/8), durante a Expointer, em reunião presidida pelo governador Eduardo Leite.

O conteúdo do documento já havia sido enviado pela Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), pasta responsável pelo projeto, ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) para análise prévia e recebeu retorno positivo do órgão regulador. “O próximo passo será a publicação do edital, previsto para esse mês. Após essa etapa, acontecerá, até o final do ano, a realização do leilão, na B3, em São Paulo, para definir quem será o vencedor da concessão”, explicou o titular da Separ, Pedro Capeluppi.  

O período da concessão do Cais Mauá à iniciativa privada será de 30 anos, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões para a ampla revitalização e qualificação do local. O trecho concedido será da Usina do Gasômetro até a Estação Rodoviária de Porto Alegre, uma extensão de três quilômetros e uma área de 181,2 mil metros quadrados.  

A livre circulação para as pessoas está garantida e será proibida a cobrança de ingresso para acessar o Cais Mauá a pé. Outras informações serão divulgadas com a publicação do edital da concessão. 

Transporte metropolitano

Na mesma reunião, o Conselho Gestor também aprovou a concessão do transporte da Região Metropolitana e o definiu como projeto de interesse estratégico do Estado. Na prática, a autorização permite que seja realizada a primeira licitação da história do setor. Atualmente, 29 empresas atuam em 34 municípios gaúchos, com contratos considerados precários. 

O governo do Rio Grande do Sul fará um estudo para redesenhar a rede, considerando as necessárias integrações com o transporte municipal e também com a linha da Trensurb. O leilão para definir quais empresas ou consórcios atuarão nas linhas está previsto para ocorrer em 2024. 

Em junho deste ano, foi instituído o Grupo de Trabalho (GT) do Transporte Metropolitano. O tema é coordenado pelo Gabinete do Vice-Governador. O GT é responsável por acompanhar e apoiar as atividades relacionadas, assim como encontrar soluções para as demandas do setor.

Publicações no DOE 

Cais Mauá 

Transporte metropolitano 

Texto: Lucas Barroso/Ascom Separ
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul