Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ampliação do uso do carvão mineral no Estado é tema de seminário

Publicação:

Seminario Carvão Mineral
Secretário em exercício Paulo Pereira participa de evento da Sociedade de Engenharia do RS - Foto: Ascom Sema

A importância do carvão mineral como energético e como matéria prima para a indústria química e a política estadual para seu uso sustentável foram temas abordados na manhã desta terça-feira (14/5) pelo secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura em exercício, Paulo Roberto Dias Pereira, em palestra no seminário Novos Aproveitamentos para o Carvão Mineral do RS/Tecnologias Inovadoras, promovido pela Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs).

O secretário destacou o novo modelo implantado nesta gestão, que uniu em uma única secretaria os temas minas e energia, saneamento e meio ambiente. “Desta forma, ampliamos a sinergia entre as áreas, potencializando as interações e dando maior celeridade e eficácia às respostas do governo estadual”, afirmou.

Ao apresentar a atuação da Sema para promover o fortalecimento dos diferentes modais energéticos no Estado, renováveis e fósseis, Pereira destacou especialmente o carvão, tema do seminário, pois o Rio Grande do Sul tem aproximadamente 90% das reservas brasileiras de carvão mineral, e esse potencial está subaproveitado. “Usando novas tecnologias, o carvão permitirá que o Estado atenda às suas necessidades por insumos diversos que incluem gás natural, fertilizantes e metanol, dentre outros”, argumentou.

Para viabilizar o uso sustentável do carvão, foi criada uma política de incentivo ao uso diversificado do produto. A Lei N° 15.047/2017 estabeleceu a Política Estadual do Carvão Mineral e instituiu o Polo Carboquímico do Estado, por meio dos complexos da Campanha e Baixo Jacuí, regiões onde se concentram as maiores reservas e o governo vem buscando apoiar a instalação de empreendimentos que gerem desenvolvimento socioeconômico.

Conforme o secretário em exercício, as previsões da Agência Internacional de Energia apontam para o predomínio das fontes fósseis no cenário energético global nas próximas décadas e expansão lenta e gradual das renováveis. “Portanto, estamos atuando de forma alinhada às tendências mundiais”, acrescentou.

Paulo Pereira assegurou que o processo para uso do carvão vem sendo conduzido com responsabilidade, avançando ao longo de três governos estaduais. Nesse período, houve missões internacionais para estudar cases de sucesso empregando novas tecnologias e proporcionando ampla discussão com a sociedade, que vai se beneficiar com emprego, renda e progresso por meio de investimentos no setor, garantindo a proteção do meio ambiente.

Texto: Catarina Gomes / Ascom Sema
Edição: Secom

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul