Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alvorada prepara-se para integrar a rede da Operação Balada Segura

Publicação:

09.03.13: Operação Balada Segura na Av.Plinio Brasil Milano.
Balada Segura - Foto: Claudio Fachel/ Palácio Piratini

Educadores, agentes de trânsito, jornalistas, representantes do comércio e de organizações da sociedade civil de Alvorada serão recepcionados pelo Detran/RS, na próxima terça-feira (06), na prefeitura do município, para envolvimento e preparação da comunidade ao lançamento da Operação Balada Segura na cidade, previsto para este mês de agosto.

Os agentes fiscalizadores municipais já passaram por treinamento, visando padronizar a atuação com a dos demais municípios que compõem a rede da Balada. O encontro entre os representantes do Detran/RS e da população de Alvorada, na Região Metropolitana, será no salão nobre da prefeitura (Avenida Presidente Getúlio Vargas, 2266, Centro), a partir das 9h e estendendo-se até ao meio-dia.

A frota de Alvorada é hoje de 64.749 veículos, o que corresponbde a 8,5% da frota de Porto Alegre, que é de 761.353 veículos em circulação. No entanto, o índice de fatalidade do município é de 3,57 vítimas por 100 mil habitantes - quase a metade do da Capital, que é de 7,9 vítimas por 100 mil habitantes. Esses dados podem estar relacionados ao índice de motorização, que é de 33 veículos automotores por 100 habitantes, enquanto que o de Porto Alegre é de 53,9.

Esses números, segundo o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, motivam a urgência da implantação de políticas públicas para a segurança no trânsito, como é o caso da Balada Segura.

Essa será a quinta edição do trabalho de imersão no tema trânsito e de sensibilização dos diversos públicos que compõem a comunidade para a construção de um trânsito mais seguro e solidário, reduzindo assim as mortes e lesões nas vias públicas. As primeiras ocorreram em Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana e Alegrete.

O envolvimento das comunidades é uma etapa considerada fundamental pelo Detran/RS. Na oportunidade, serão apresentados o projeto, suas metas e os resultados já conquistados. Taxistas, empresas de transporte coletivo, Câmara dos Dirigentes Lojistas, bares e restaurantes deverão discutir estratégias em seus negócios, sintonizados com a operação.

O município poderá se preparar para oferecer transporte coletivo em horários alternativos, e bares e restaurantes terão a chance de pensar em parcerias com empresas de taxi para oferecer desconto aos clientes, entre outras iniciativas já desenvolvidas em locais onde a fiscalização da embriaguez ao volante foi reforçada.

Prêmio Balada Segura
As instituições de ensino (Centros de Formação de Condutores, Conselhos Regionais de Educação, Secretaria Municipal de Educação, diretores de escolas, Sest/Senat) serão convidadas a participar do Curso de Multiplicadores em Educação para o Trânsito, na modalidade EAD, e poderão concorrer ao Prêmio Balada Segura: Em defesa da vida, que será lançado em setembro e premiará os melhores projetos voltados à segurança no trânsito.

Durante a tarde, está prevista a realização de uma blitz educativa da Balada Segura, próximo à prefeitura municipal. 

A Balada Segura como política pública
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em dez municípios. A meta do Detran/RS é contar com mais 12 municípios integrados à rede da Balada Segura até o final do ano. 

Texto: Eunice Gruman
Foto: Claudio Fachel/Arquivo Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Portal do Estado do Rio Grande do Sul