Ações para manter estradas desbloqueadas seguem no feriado

WhatsApp Image 2022 11 01 at 18 47 42
Segunda reunião do dia foi realizada no fim da tarde, no Centro Administrativo do Estado - Foto: Nabor Goulart / Secom

No fim da tarde desta terça-feira (1º/11), ocorreu mais uma reunião do Gabinete de Crise criado para monitorar a situação dos protestos com bloqueios de estradas no Rio Grande do Sul. O grupo se reuniu pela segunda vez no dia, sob a coordenação do governador Ranolfo Vieira Júnior.

Embora a situação sofra alterações constantes, a avaliação do gabinete é de que houve um arrefecimento significativo do quadro ao longo do dia. Logo após a reunião, realizado no Centro Administrativo do Estado, não havia nenhum registro de bloqueio total em rodovias estaduais ou federais

As forças de segurança seguem atuando nas rodovias para garantir a circulação de pessoas e a distribuição de combustíveis e alimentos. Um ponto de atenção observado desde o início da manhã desta terça (1º), a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), entre Canoas e Esteio, na Região Metropolitana, funciona sem bloqueios desde as 10h30 da manhã, quando houve atuação da Brigada Militar para garantir o acesso dos caminhões, normalizando o transporte.

As ações do Estado para garantir a desmobilização de novos pontos de bloqueio seguem durante a noite e no feriado desta quarta-feira (2/11). “O nosso objetivo principal, desde o início da manhã, era garantir a segurança para que o abastecimento de combustíveis no Estado transcorresse dentro da normalidade. A Refap e todas as bases privadas de distribuição foram desobstruídas e vamos manter efetivos nestes locais em tempo integral durante toda esta noite e todo o dia de amanhã”, disse Ranolfo.

WhatsApp Image 2022 11 01 at 18 39 41
"A Refap e todas as bases de distribuição foram desobstruídas e vamos manter efetivos nestes locais", disse Ranolfo - Foto: Nabor Goulart / Secom

A preocupação com um possível desabastecimento pressionou o funcionamento dos postos de combustíveis durante a tarde em função da alta procura. De acordo com o Sulptero, sindicato que representa os revendedores dos postos de combustíveis no Estado e convidado a integrar o Gabinete de Crise, houve um distensionamento e normalização da situação ao longo do dia.

O secretário da Segurança Pública, Vanius Cesar Santarosa, afirmou que a maior parte das mobilizações agora é de concentrações fora do leito das rodovias, sem bloqueios totais. “O balanço é positivo, visto que começamos o dia com mais de 60 pontos de obstrução em estradas federais e estaduais. Em todos os pontos de trancamento, houve a ação integrada das forças de segurança e o efetivo segue mobilizado”, disse.

O secretário também destacou a permanência do efetivo policial próximo à Refap para evitar que o fornecimento de combustível seja interrompido por novos bloqueios e ações de manifestantes. “Vamos manter o efetivo próximo ao local 24 horas por dia. É importante que a população saiba que não há desabastecimento no momento e que, por isso, não há a necessidade de uma corrida aos postos”, acrescentou.

O Gabinete de Crise é composto. por parte do Estado, pela Secretaria da Segurança Pública e suas vinculadas (Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias e Departamento Estadual de Trânsito); Secretaria de Logística e Transportes (Selt); Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Casa Civil, Secretaria de Comunicação e Defesa Civil Estadual.

Também integram o grupo de trabalho Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Sulpetro.

Texto: Thamiris Mondin