Academia de Líderes forma servidores da primeira edição em Porto Alegre
Inscrições para a segunda turma voltada para a qualificação de lideranças intermediárias do Estado estão abertas até 28 de julho
Publicação:

Após quatro meses de aulas e oficinas, os primeiros servidores selecionados para a Academia de Líderes receberam o diploma, na terça-feira (8/7). A iniciativa, promovida pelo governo estadual por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), tem o objetivo de certificar lideranças intermediárias da Administração Direta, com foco nos chefes de divisão. A cerimônia foi realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.
“A formação qualificada dos servidores do Estado é um dos alicerces para entregas significativas à população. O lançamento da Academia de Líderes representa um passo importante neste sentido, ao especializar profissionais que já ocupam funções de liderança dentro dos órgãos estaduais”, afirmou o secretário em exercício da SPGG, Bruno Silveira, durante a solenidade.

Aprimoramento da gestão
As duas primeiras turmas da Academia de Líderes contaram, ao todo, com 100 profissionais, provenientes de 21 órgãos do Executivo. A formação exigiu 100% de presença nas aulas, distribuídas entre encontros presenciais e online. Dentre os servidores participantes, 67 alcançaram o diploma. Os demais poderão concluir a formação no segundo semestre, recuperando as eventuais aulas perdidas na próxima edição da iniciativa.
“Nossa meta é certificar todas as lideranças intermediárias do Estado, até 2026, pela Academia de Líderes. Buscamos impulsionar uma cultura de excelência e compromisso dentro do governo estadual, preparando os gestores para os desafios do dia a dia”, declarou a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ana Dal Ben. “Lideranças inspiradoras têm equipes mais engajadas”, frisou.
Parcerias
As aulas da Academia de Líderes foram ministradas pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e pela Fundação João Pinheiro, além de outras instituições de referência em gestão pública. Aulas teóricas e aconselhamento profissional formaram o currículo de 40 horas de formação. Os servidores selecionados também participaram de oficinas práticas oferecidas pela Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep), que promove o projeto, em parceria com a Motriz, organização sem fins lucrativos que visa a fortalecer o Poder Executivo no Brasil.
Após a abertura do evento, o professor doutor Sandro Trescastro Bergue, que atua como Auditor de Controle Externo no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), ministrou a palestra “Da Academia para a prática: Liderando para resultados no setor público”. Em sua fala, o professor destacou que os frutos da formação resultarão da iniciativa dos servidores. “É preciso que, durante a caminhada, o conhecimento adquirido se converta em ação para a sociedade”, disse.
O secretário Bruno Silveira, a subsecretária Ana Dal Ben e a diretora da Escola de Governo (EGov), Anelize D’Avila Ferreira, foram os responsáveis por entregar os diplomas aos formandos, que também receberam uma insígnia em formato de estrela, simbolizando a formação.
Diversidade
As duas primeiras turmas da Academia de Líderes se destacaram pela presença feminina, que representou 60% dos participantes. Em relação à idade, o maior número de servidores tinha entre 41 e 50 anos (37%).
Quanto ao tempo de atuação no Estado, os maiores percentuais dividem-se entre o grupo que tem entre 10 e 15 anos de trabalho (31%) e servidores recém-ingressados, com menos de três anos no governo estadual (28%). Mais da metade dos cem participantes (63%) está há pouco tempo na liderança, entre um e três anos.
Segunda edição
As inscrições para a segunda edição da Academia de Líderes estarão abertas até o dia 28 de julho. Podem concorrer a uma das 100 vagas servidores efetivos com Função Gratificada (FG) 8 e servidores com Cargo em Comissão (CC) 8, ou equivalente. Os profissionais selecionados serão divididos em duas turmas. As aulas têm início em agosto.
Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG
Edição: Anderson Machado/Secom