Aberto edital para habilitação dos municípios inscritos na regularização fundiária de Núcleos Urbanos Informais

Card em fundo cinza, no qual está escrito Habitação Regularização Fundiária ao centro, logo abaixo de um ícone formado por um prédio ao centro, um contrato dentro de um círculo no canto inferior esquerdo e um rosto de uma pessoa sorrindo dentro de um círculo no canto inferior direito. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (22/4), o edital da etapa de habilitação da fase 1 do Programa Estadual de Regularização Fundiária, Projeto Regulariza Tchê. O programa é voltado para os municípios que cadastraram Núcleos Urbanos Informais (NUIs) e será executado exclusivamente na modalidade com repasse indireto dos recursos do Estado.

As prefeituras têm até 23 de maio para juntar os documentos de habilitação, exclusivamente na plataforma da Sehab-Digital

Os proponentes habilitados serão classificados dentro dos critérios do regulamento, já disponível na plataforma digital, cabendo à Sehab a publicação da classificação no DOE em até 45 dias após o término da etapa de habilitação.

“Estamos trabalhando na estruturação de um programa robusto de regularização fundiária no Rio Grande do Sul”, afirmou o titular da Sehab, Carlos Gomes. “Vamos dar a essas comunidades a dignidade de um CEP, tornar as pessoas que ali moram aptas a usufruir, de direito e de fato, dos benefícios da urbanização para uma vida digna”, complementou.

A ordem de classificação será adotada para o chamamento à etapa de entrega dos documentos técnicos complementares visando à celebração de convênio, conforme disponibilidade orçamentária.

Com suporte técnico e recursos do Estado, serão celebrados convênios específicos com os municípios para a regularização fundiária de NUIs consolidados em áreas públicas municipais, por intermédio da modalidade Reurb Social, de acordo com a Lei Federal 13.465/2017.

O que são NUIs

Núcleos Urbanos Informais são ocupações territoriais precárias e irregulares, muitas vezes oriundas de ocupações e que não possuem titulação. Na maior parte dos municípios há NUIs consolidados há mais de 20 anos.

Texto: Maria Emilia Portella/Ascom Sehab
Edição: Camila Cargnelutti/Secom