12h: Balanço da Defesa Civil sobre chuvas intensas e enchentes no RS contabiliza 47 mortes

Boletim com números atualizados até as 12h desta terça-feira (12/9)

Card em fundo cinza, no qual há no centro a logo oficial da Casa Militar e da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Ele é formado por um círculo dentro do qual há um triângulo com três bonecos, dois grandes e um pequeno. No centro, dos dois lados do círculo há a imagem de uma coluna. Compondo o círculo estão as palavras Casa Militar, na parte de cima, e Defesa Civil RS, na parte de baixo. No canto inferior direito do Card está a logomarca utilizada pela gestão 2023-2026 do governo do Rio Grande do Sul.
-

As chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de cidades gaúchas provocaram 47 mortes no Rio Grande do Sul. Confira abaixo o balanço da Defesa Civil até as 12h desta terça-feira (12/9) sobre as ações de resgate nas localidades atingidas.

Neste boletim, o número de pessoas desaparecidas no Vale do Taquari foi atualizado, após a revisão e a investigação da Polícia Civil, que realizou uma busca ativa em cada família em que haveria alguma pessoa com paradeiro incerto. No total, foram identificados oito desaparecimentos. Os demais 38 casos reportados pelos municípios na semana anterior acabaram descartados.

Óbitos: 47

Desalojados: 20.517

Afetados: 342.605

Feridos: 925

A tabela completa com o boletim atualizado está disponível neste link.

Cadastre-se para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Basta enviar o CEP de sua localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, você receberá uma confirmação e, a partir daí, estará apto a receber as informações.

Também é possível fazer cadastro via Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link https://wa.me/556120344611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples "Oi". Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.

Texto e edição: Secom