Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

1ª Semana Internacional da Mulher em Novo Hamburgo é aberta pela governadora

Publicação:

Governadora Yeda Crusius recebe homenagem da presidente da ACI, Fátima Daudt, durante comemoração do Dia Internacional da Mulher Hora de Celebrar e Qualificar a Mulher Empreendedora, no Salão de Convenções da Associação Comercial e Industrial de Novo
Yeda Crusius durante comemoração do Dia Internacional da Mulher em Novo Hamburgo - Foto: Jefferson Bernardes / Palácio Piratini

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, foi o tema da reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo (ACI-NH), nesta quinta-feira (5), com a presença da governadora Yeda Crusius. O evento marcou a abertura da 1ª Semana da Mulher em Novo Hamburgo, organizada pela Comissão de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.

Com o tema Dia Internacional da Mulher: Hora de Celebrar e Qualificar a Mulher Empreendedora, o evento tem por objetivo propiciar a qualificação através de palestras sobre os desafios da empresa familiar e a inserção da mulher no mercado de trabalho, além de homenagear as empreendedoras. Vamos celebrar os avanços relativos à igualdade e, no caso da Semana Internacional da Mulher, a igualdade de gênero, disse Yeda Crusius.

No último ano, a participação da mulher no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Porto Alegre chegou a 51,4%, contra 49% em 2007, conforme dados de Fundação de Economia e Estatística - FEE. Isto significa aumento de 4,9% na taxa, o maior desde 1993. A governadora lembrou que foram criadas 43 mil vagas formais no RS, 36 mil no setor privado e 7 mil no setor público. Também o rendimento médio real por hora cresceu 4% em 2008 em relação ao ano anterior. Com a conquista do déficit zero, foi possível colocar a casa em ordem e dar início a melhores condições de trabalho e de desenvolvimento em nosso Estado, afirmou Yeda.

O encontro reuniu representantes de entidades sociais e empresariais, além de autoridades municipais e estaduais. De acordo com a presidente da ACI-NH, Fátima Daudt, as mulheres têm conquistado espaço não só no mundo dos negócios, como também em todos os campos da atividade humana. O novo perfil das mulheres empreendedoras é o da busca pela qualificação profissional. Elas estão se preparando cada vez mais antes de abrir uma empresa, o que aumenta as chances de sucesso, acredita Fátima Daudt.

A questão da violência também foi tratada no encontro. Em Novo Hamburgo, existe uma delegacia e um juizado especializado em atender casos de violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Fraga, as iniciativas do governo do Estado, por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher, vêm somar esforços com organismos já existentes, além da fiscalização e do acompanhamento da assistência prestada no município.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul