Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Votação da Consulta Popular 2026 começa nesta segunda (20)

População pode escolher uma proposta por região até domingo (26), pelo Portal da Consulta Popular ou WhatsApp da GurIA

Publicação:

Utilidade Pública
-

Começa nesta segunda-feira (20/7) a votação da Consulta Popular 2026. Até domingo (26/7), a população gaúcha poderá escolher uma proposta para integrar o orçamento estadual do próximo ano. A votação pode ser realizada pelo Portal da Consulta Popular ou pelo WhatsApp da GurIA, assistente virtual do portal rs.gov.br, pelo número (51) 3210-3939. No WhatsApp, basta enviar a mensagem "Quero votar na Consulta Popular". 

Para participar, o eleitor deve acessar o sistema com uma conta gov.br nos níveis bronze, prata ou ouro, todos habilitados para a votação. A orientação é conferir a senha de acesso, atualizar os dados cadastrais e testar o login antes de votar. Caso a verificação em duas etapas esteja ativada na conta gov.br, será necessário desativá-la temporariamente durante o acesso ao sistema, podendo reativá-la posteriormente. 

Votação da Consulta Popular 

As propostas disponíveis para votação foram definidas pelas regiões durante as assembleias iniciais, intermediárias e ampliadas, realizadas com base no Caderno de Demandas Elegíveis.  

Nesta edição, os eleitores poderão votar em propostas nas áreas de agricultura, turismo, justiça e direitos humanos, meio ambiente, cultura, desenvolvimento rural, transportes, esporte e lazer, desenvolvimento econômico, inovação, ciência e tecnologia, trabalho e desenvolvimento profissional, desenvolvimento social, habitação e desenvolvimento urbano. 

A edição 2026-2027 da Consulta Popular destina R$ 60 milhões do orçamento estadual para a execução dos projetos escolhidos pela população. Os recursos serão distribuídos entre os 28 Cordes, conforme critérios técnicos. 

Consulta Popular 

Criada em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação direta da população na definição das prioridades regionais do Estado. O processo permite à sociedade indicar, por votação, quais projetos devem ser contemplados com recursos públicos no ano seguinte. 

Texto: Marcelo Bergter/Ascom SPGG 
Edição: Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul