Estado inicia visitas aos abrigos municipais

Objetivo do grupo é conhecer as estruturas e as reais necessidades das pessoas
Objetivo do grupo é conhecer as estruturas e as reais necessidades das pessoas - Foto: Giovanni Disegna/Ascom SJCDH

Na quinta-feira (9/5), integrantes do Grupo Intersetorial de Apoio e Assistência aos acolhimentos municipais emergenciais iniciaram as visitas aos abrigos. Os primeiros locais percorridos foram o Centro Vida e o Ginásio da Brigada Militar, ambos em Porto Alegre. O objetivo principal é conhecer as estruturas e as reais necessidades das pessoas.

Os secretários de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin, acompanharam o grupo que teve representantes da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), da Secretaria da Saúde (SES) e da Diretoria de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Foram observadas as estruturas de alimentação, alojamentos, roupas e atendimento psicológico de saúde.

“Hoje, além da vistoria estrutural, verificamos como estão as questões humanitárias, especialmente as voltadas às crianças e adolescentes, mulheres, pessoas idosas e pessoas com algum tipo de deficiência”, disse Peruchin. “Nesse momento, é muito importante entendermos, da melhor forma possível, o que essas pessoas de fato precisam para agirmos assertivamennte”, afirmou.

“A força-tarefa tem o intuito de auxiliar os municípios com abrigos temporários para garantir o suporte necessário às pessoas em situações de emergência. É uma união de esforços para oferecer um ambiente seguro e acolhedor para aqueles que mais precisam”, explicou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

Para melhorias dos abrigos, já foram entregues dez banheiros químicos e três contêineres com sanitários e chuveiros no abrigo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Atualmente, o espaço conta com cerca de 6 mil pessoas. A articulação foi realizada pela Sehab junto a empresas do ramo da construção civil, na forma de empréstimo. Na próxima semana, mais contêineres devem ser entregues. Um plano de aquisição em larga escala está em elaboração, para destinar módulos sanitários a mais abrigos em todo o Estado.

“Após as visitas, apresentamos um relatório para o vice-governador Gabriel Souza, responsável pela coordenação do Gabinete de Crise da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA).  Precisamos dar condições dignas e segurança a estas pessoas enquanto estiverem nesses espaços”, destacou o chefe de gabinete da Sehab, César Augusto Moreira.

Grupo Intersetorial

Criado na quarta-feira (8/5), em reunião do vice-governador Gabriel Souza e de secretários de diversas pastas, o grupo tem o objetivo de  definir estratégias de apoio aos municípios em relação aos abrigos emergenciais.

Durante o encontro, foi definida a realização de uma reunião diária para monitoramento do assunto. Além disso, foi criada a força-tarefa que unirá as diferentes pastas envolvidas para vistoriar os abrigos de forma conjunta e colaborativa. A iniciativa busca garantir a qualidade dos serviços oferecidos nos abrigos com a integração entre as diferentes secretarias e órgãos responsáveis.

De acordo com o boletim da Defesa Civil desta sexta-feira (10/5), às 9h, o Rio Grande do Sul tem 435 municípios afetados e conta com mais de 490 abrigos, com 69.617 pessoas acolhidas. Mais de 337 mil estão desalojadas.

Texto: Nathalie Sulzbach e Maria Emilia Portella/Ascom Sehab