Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Defesa Civil estadual atualiza previsão hidrometeorológica para os próximos dias no Rio Grande do Sul

Prognóstico aponta risco de inundação em localidades situadas às margens dos rios Jacuí, Taquari, Caí, Sinos, Gravataí e Uruguai

Publicação:

Utilidade Pública
-

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual (CMDEC) atualizou, na quinta-feira (30/7), o prognóstico hidrológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul, por meio da atualização do Aviso Hidrometeorológico nº 11, com vigência até domingo (2/8).  

A condição hidrológica atual é de níveis entre a normalidade e os limiares de inundação, com tendências variadas. Destaca-se a elevação do Rio Jacuí, a partir de Cachoeira do Sul. Já os rios Uruguai (nos trechos de Itaqui e Uruguaiana), Jacuí (a partir de Dona Francisca), Taquari (a partir de Lajeado), Caí (a partir de São Sebastião do Caí), Sinos (a partir de Taquara), Gravataí (a partir de Gravataí) e a região das ilhas de Porto Alegre apresentam níveis acima da cota de inundação. 

card 11 hidro
.

 
Em função da condição hidrológica atual e da propagação das cheias durante o período de vigência do aviso, os municípios destacados em vermelho no mapa hidrológico apresentam risco de Inundação em razão da elevação dos rios principais: 

  • Jacuí, a partir de Dona Francisca até Eldorado do Sul; 
  • Taquari, entre Lajeado e Taquari; 
  • Caí, entre São Sebastião do Caí e Montenegro; 
  • Sinos, entre Taquara e Canoas; 
  • Gravataí, entre Gravataí e Cachoeirinha; 
  • Delta do Jacuí e Guaíba, na região das ilhas de Porto Alegre; 
  • Uruguai, em Itaqui e Uruguaiana.  

Inundações   ColorADD   Defesa Civil   alerta
-

Nas regiões com risco de Inundação, além das cidades listadas anteriormente, os demais municípios indicados em vermelho no mapa também apresentam risco de elevação do nível da água acima da cota de inundação. O destaque é a propagação das cheias do Jacuí e do Taquari em direção a Porto Alegre, o que pode provocar elevação dos níveis que atinge a cota de inundação das ilhas no Delta do Jacuí, além de manter os patamares elevados acima da cota de inundação nas regiões baixas das bacias do Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí e no Baixo Uruguai.  

Por sua vez, as regiões em Alerta e Atenção apresentam níveis elevados em arroios e rios devido às chuvas das últimas semanas. 

Texto: Ascom Defesa Civil 
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul