Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Programa Comunidades Inovadoras promove qualificação para empreendedores em Pelotas

Iniciativa estimula a inovação social, a inclusão digital e o fortalecimento socioeconômico

Publicação:

A imagem mostra um grupo de sete pessoas posando para uma foto em frente a um banner com o nome "COMUNIDADES INOVADORAS". O banner também inclui logos de organizações apoiadoras. As pessoas estão sorrindo e se vestem de forma casual, com camisetas e roupas variadas. O evento parece estar relacionado ao empreendedorismo ou qualificação, dado o contexto do banner e o ambiente de encontro. O fundo é de um espaço fechado, com piso de madeira e iluminação suave.
Evento ocorreu no espaço do Comunidades Inovadoras Pelotas e contou com a operacionalização da Central Única das Favelas - Foto: Édson Coltz/Ascom Sict

Na região Sul, tem governo do Estado. O Programa Comunidades Inovadoras, desenvolvido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), promoveu mais uma atividade nesta quarta-feira (18/9), com a realização do circuito de empreendedorismo em Pelotas. Pequenos empresários e empresárias foram chamados a falar sobre suas experiências, participando de uma roda de conversa com as palestrantes convidadas, especialistas em áreas como marketing digital e desenvolvimento profissional.

Atento às explanações, William de Souza Barros é proprietário de um ateliê de costura no Bairro Barro Duro, em Pelotas, onde mora. Ele participou da atividade em busca de conhecimentos que contribuam com a expansão do seu negócio. “Também pretendo implementar um projeto para ensinar as pessoas da minha comunidade as técnicas de costura.”

Mentalidade empreendedora

Nesta edição, o circuito de empreendedorismo contou com a participação da cofundadora da Impora Company, advogada, mestre em direito e em educação, Paola Porto. À plateia, a palestrante falou sobre a construção de uma mentalidade empreendedora. “Isso faz parte do que queremos ser. A partir dessa decisão, é possível traçar um caminho, objetivos e, consequentemente, encontrar inspirações, conteúdos e vivências que constroem essa mentalidade”, mencionou.

Sala de eventos com público sentado em cadeiras pretas, voltado para uma tela de projeção. Duas mulheres estão em pé na frente, conduzindo uma apresentação intitulada “Poder do BRAND/NG”. À direita da tela, há um banner com a marca “Comunidade Inovadora”. O ambiente tem paredes pretas, iluminação de teto com luzes brancas e piso de madeira. Cerca de 25 pessoas, entre homens e mulheres, acompanham a palestra.
No encontro, a publicitária Nanda Fersula falou sobre marca, produto e comercialização - Foto: Édson Coltz/Ascom Sict

A criação de marca e valor aos negócios foi assunto abordado pela publicitária, especialista em marketing e inovações em comunicação, sócia e CEO do Instituto Sigales, Nanda Fersula. “Ter uma identidade de marca, personalidade com coerência e consistência, fará com que as pessoas olhem o produto e reconheçam que é um trabalho de vocês. A percepção também tem impacto no preço final de comercialização”, orientou, ao citar exemplos de grandes projetos nacionais.

O evento, que ocorreu no espaço do Comunidades Inovadoras Pelotas, na Praça CEU, contou com a operacionalização da Central Única das Favelas (Cufa), com a parceria da Rede RS Startup e o apoio da Prefeitura de Pelotas. O próximo encontro será em Santa Maria, dia 10 de outubro.

Comunidades Inovadoras

O programa Comunidades Inovadoras implantou quatro espaços comunitários para ofertar cursos diversos. As localidades escolhidas foram Nova Santa Marta (Santa Maria), Restinga (Porto Alegre), Nossa Senhora de Fátima (Caxias do Sul) e Areal/Dunas (Pelotas).

A iniciativa integra o eixo de inclusão do RS Seguro, programa transversal do governo do Estado na área de segurança pública, e tem como objetivo promover a inovação social, a inclusão digital e o fortalecimento socioeconômico em territórios vulneráveis do Rio Grande do Sul. Através da medida, implementada na gestão Eduardo Leite, o governo reforça a presença local e garante apoio à população diretamente nas comunidades.

Texto: Édson Coltz/Ascom Sict
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul