Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Vice-governador é homenageado com honraria máxima do Ministério Público

Publicação:

Homenagem MP1
Vice Ranolfo Vieira Júnior, entre seu pai, o desembargador aposentado Ranolfo Vieira, e o procurador Marcelo Dornelles - Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP

Por serviços e méritos relevantes prestados ao Ministério Público, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, recebeu, nesta segunda-feira (29/11), a medalha Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul, na sede da instituição, em Porto Alegre.

Na solenidade, o vice-governador recebeu a medalha pelo procurador-geral da Justiça, Marcelo Dornelles, e o certificado direto das mãos do pai, o desembargador aposentado Ranolfo Vieira. Além disso, foi o escolhido para discursar em nome de todos os homenageados. “No meu sangue, tem um pouco do Ministério Público. Nasci em 1966 e em 1967 meu pai foi aprovado em um concurso do Ministério Público do RS, então, posso dizer que a minha infância, adolescência e juventude foi vivida junto com a história desta instituição. Desejo vida longa ao Ministério Público”, disse.

Outro ponto destacado por Ranolfo Vieira Júnior foi a importância da Constituição de 1988 para a instituição. Por ser filho de servidor do Ministério Público e recordar dos tempos que antecederam o Estado Democrático, ele reconhece a importância do MP. “O Ministério Público antes da Constituição era outra instituição. O alargamento das atividades, a independência funcional, administrativa e financeira, conferidas pela Carta Magna, foram e são fundamentais até hoje”, afirmou.

O procurador Dornelles relembrou os anos de parceria e trabalho com Ranolfo e destacou os bons números nos indicadores de criminalidade. “Participamos do RS Seguro, um programa muito técnico em relação à segurança pública e os números têm se apresentado muito satisfatórios. O seu trabalho na segurança e na condição política merece todo esse destaque”, disse.

A homenagem

A honraria foi criada em 2003 e intitulada "Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul". O objetivo é homenagear personalidades e instituições nacionais e estrangeiras por seus méritos e relevantes serviços prestados ao Ministério Público, à cultura jurídica e à
sociedade.

Homenagem MP2
MPRS homenageou 15 personalidades por seus méritos e relevantes serviços prestados à instituição e à cultura jurídica do Estado - Foto: Grégori Bertó / Ascom SSP

A Ordem do Mérito do Ministério Público do Rio Grande do Sul é constituída de três graus: Grã-Cruz, Comendador e Oficial. Nesta noite, Ranolfo foi agraciado com a Grã-Cruz.

Veja quem também foi homenageado:

Grau Grã-Cruz
Denise Oliveira Cezar, desembargadora do Tribunal de Justiça do RS
Ivan Saraiva Melgaré, procurador de Justiça
Ruben Giugno Abruzzi, procurador de Justiça
Valério Stumpf Trindade, general de Exército, Comandante Militar do Sul
Ranolfo Vieira Júnior, delegado de Polícia, vice-governador do Estado do RS

Grau Comendador
Annelise Monteiro Steigleder, promotora de Justiça
Carla Carpi Nejar, promotora de Justiça
Fábio Roque Sbardellotto, procurador de Justiça
Jorge Sirena Pereira, empresário
Luis Augusto Gonçalves Costa, promotor de Justiça

Grau Oficial
Ana Paula Benini, servidora do Ministério Público de Caxias do Sul
Anna Karina Mello dos Santos, servidora do Ministério Público de Santa Maria
Ester dos Santos, servidora do Ministério Público de Passo Fundo
Vaine Jorge da Silva Júnior, major da Brigada Militar
Verônica Virgínia Guimarães Oliveira, servidora do Ministério Público de Pelotas

Texto: Rafaela Rosa/Ascom GVG
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul