UCS deve encaminhar projeto do Parque Tecnológico na próxima semana
Publicação:
O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, e o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Evaldo Antonio Kuiava, debateram estratégias de implementação do Parque Tecnológico do município (TecnoUCS), durante reunião nesta terça-feira (19). A ideia é anexar o parque da UCS de Bom Princípio ao de Caxias do Sul e, posteriormente, o de Bento Gonçalves. O projeto deve ser encaminhado nos próximos dias à Scit.
Kuiava afirmou que, com o TecnoUCS, a universidade terá a responsabilidade de estimular ainda mais o processo de inovação, facilitar a transferência de tecnologia e articular as relações entre a academia e a sociedade, bem como promover o desenvolvimento. Prodanov destacou o empenho da UCS em ampliar o desenvolvimento tecnológico da região serrana.
A universidade já apresentou 93 projetos. Do total, 74 foram aprovados. É a instituição que mais buscou recursos para fomentar a pesquisa. Após o encontro, Prodanov conheceu os projetos da UCS que contam com o apoio da Scit e que estão sob a supervisão da unidade universitária do Vale do Caí.
Incubadora Tecnológica
Foi comunicado ao secretário que o projeto de duplicação da Incubadora Tecnológica (Itec) está pronto. A Itec é um programa de incentivo e apoio ao surgimento de empresas de tecnologia da região e está localizada dentro do Campus de Caxias do Sul. Ela existe há 14 anos e já colaborou para o surgimento de 39 empresas.
TecnoUCS
O TecnoUCS é um parque de Ciência, Tecnologia e Inovação, vinculado ao InovaUCS, Sistema de Inovação da Universidade de Caxias do Sul, que agrega atividades de Ensino, Pesquisa, Serviços Tecnológicos, Transferência de Tecnologia, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.
Texto: Guérula Viero
Edição: Redação Secom