Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Triagem

É fundamental investir em triagem para que a rede hospitalar não seja sobrecarregada por casos sem gravidade e tenha capacidade de tratar os pacientes mais vulneráveis.

O governo investe na própria estrutura e na dos municípios, que são os responsáveis pelas unidades básicas de saúde, onde é feito o primeiro atendimento a pessoas com sintomas.

Cabe ao Estado coordenar os recursos financeiros e as doações e distribuir conforme a necessidade dos municípios e hospitais.

Todos os 497 municípios gaúchos receberam uma parcela dos R$ 32,4 milhões disponibilizados pelo Ministério da Saúde, e o Estado determinou como prioridade o investimento em triagem.

O governo do Estado concentra também os pedidos de ajuda para espaços implantados pelo Exército. Com a instalação de tendas, a capital e outros locais estratégicos do RS recebem reforço na etapa de triagem, principalmente nas proximidades de hospitais e unidades de saúde.

O Executivo está, ainda, analisando os planos de contingência municipais, oferecendo orientações técnicas e articulando as melhores soluções.

Portal do Estado do Rio Grande do Sul