Segurança e soberania alimentar serão abordadas no espaço da Emater/RS-Ascar na Expodireto
Publicação:

Um dos trabalhos sociais que a Emater/RS-Ascar desenvolve no campo diz respeito à segurança e à soberania alimentar das famílias rurais. Tendo como foco os conceitos que abrangem este tema, com a perspectiva da soberania das comunidades em relação à sustentabilidade, a instituição leva para a 15ª Expodireto Cotrijal, em sua Cozinha Didática, duas oficinas diárias demonstrando receitas sobre o aproveitamento da cenoura. A Expodireto Cotrijal ocorre entre os dias 10 e 14 de março, no Parque da Cotrijal, em Não-Me-Toque.
A assistente técnica regional social e coordenadora da Cozinha Didática, Márcia Barboza Breitenbach, lembra que o trabalho nesta parcela tem interface com a da horticultura e com a da agroindustrialização dos produtos. Se busca oferecer receitas práticas, em que o agricultor possa fazer em casa, diversificando e enriquecendo a sua alimentação e/ou aperfeiçoando os seus processos de agroindustrialização para comercialização no mercado local, explica Márcia.
Muito cultivada nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul do Brasil e bastante presente em propriedades da agricultura familiar, a cenoura (Daucus carota) é habitualmente associada à cor laranja, mas existem variedades com outras colorações, como o branco, amarelo e roxo. Alimento de alto valor nutricional, a cenoura é rica em betacaroteno, substância que auxilia na boa saúde dos olhos e é responsável pela coloração alaranjada característica do vegetal. No RS, a cultura ocupa uma área aproximada de 2.500 hectares, com uma produção de 80 mil toneladas, envolvendo mais de 1.600 produtores.
Ano Internacional da Agricultura Familiar
Embora os números da FAO apontem para uma redução no percentual de pessoas com fome no mundo, ainda existem mais de 800 milhões de pessoas nesta situação. A situação é agravada por modelos insustentáveis de desenvolvimento, que exaurem os recursos naturais, ameaçam ecossistemas e a biodiversidade e comprometem o fornecimento de alimentos no futuro.
Segundo a FAO, que instituiu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar, o crescimento agrícola envolvendo pequenos produtores, focando numa produção diversificada, especialmente no trabalho das mulheres, será mais eficaz na redução da pobreza extrema e da fome no mundo.
Portanto, cabe a nós refletirmos sobre alternativas para o desenvolvimento dos pequenos produtores, colaborando para o fortalecimento social e, consequentemente, para a produção e acesso a alimentos diversificados e de qualidade, avalia a nutricionista da Emater/RS-Ascar Leila Ghizzoni.
Atuação da Emater/RS-Ascar
A Emater/RS-Ascar promove a segurança alimentar e nutricional através do estímulo da produção para o autossustento e da diversificação de cultivos, preferencialmente agroecológicos, desenvolvendo ações de educação alimentar para o consumo de alimentos adequados e saudáveis. Também articula e coordena a captação e distribuição de sementes e mudas de olerícolas e frutíferas, a fim de apoiar concretamente e diretamente estas ações.
Complementarmente, a instituição articula possibilidades de mercado para comercialização dos excedentes, com foco principal em feiras locais e nas compras para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação do Escolar (Pnae), dando prioridade para inclusão dos públicos historicamente alijados dos espaços de comercialização.
Confira a programação das oficinas durante a 15ª Expodireto:
Dia 10/03 - 10h e 14h - Patê de Cenoura com Frango;
Dia 11/03 - 10h e 14h - Bolo de Cenoura com Nozes;
Dia 12/03 - 14h - Schimier de Cenoura;
Dia 13/03 - 10h e 14h - Conserva de Cenoura;
Dia 14/03 - 10h - Suco Misto.
Texto: Raquel Aguiar
Foto: Kátia Marcon
Edição: Redação Secom