Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Revista da Abema destaca trabalho realizado pelo RS no segmento de energia

Publicação:

Sema card1
-

O trabalho integrado entre a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) é destaque em reportagem da revista da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) sobre o avanço de projetos estruturantes no setor de energia.

O lançamento da primeira edição foi uma das pautas da 94ª Reunião Ordinária da Abema, realizada na sexta-feira (29/5), no formato de videoconferência, com a presença de cerca de 80 participantes, entre integrantes da diretoria, secretários de Estado, dirigentes de órgãos ambientais e assessores de comunicação.

A revista teve a colaboração das equipes de comunicação de cada Estado e foi concluída após três meses de trabalho. A publicação tem o objetivo informar o público sobre a área do meio ambiente e valorizar o trabalho desenvolvido por cada unidade da federação. A revista está disponível no site da Abema.

Revista Abema


Após o lançamento, o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mário William Esper, apresentou a realidade de resíduos sólidos no país e a necessidade de um trabalho conjunto entre ABNT e a Abema, no alinhamento de normativas. A presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, se colocou à disposição para apresentar, em outra oportunidade, o Sistema de Controle de Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) desenvolvido e aplicado pela Fundação.

“No Rio Grande do Sul, trabalhamos com o gerenciamento de transporte de resíduos em um programa que tem dado certo. Todo nosso controle se dá de forma on-line, facilitando o trabalho de empreendedores e do órgão fiscalizador”, informou a presidente.

A Lei da Mata Atlântica também foi pauta da reunião. Sobre o assunto, o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Artur Lemos Júnior, reiterou a importância da uniformidade, visando a preservação. "O Rio Grande do Sul acredita que os 17 Estados que têm esse bioma devem ter um posicionamento único, o que contrapõe o que vivemos hoje. É preciso melhorar e unificar as políticas para a Mata Atlântica, fortalecendo o entendimento daqueles responsáveis por esse bioma. Essa é a melhor forma de preservar e proteger", afirmou.

O Projeto de Lei (PL) 5028/2020, que trata da Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais, além do andamento de projetos e pesquisas de Grupos de Trabalho da Fauna e Energia foram outros temas do encontro.

Texto: Bárbara Corrêa/Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul