Ospa apresenta recital gratuito na Fundação Iberê Camargo no domingo

quarteto Ospa crédito Rafael Figueiredo
O quarteto é formado por Artur Elias (flauta), Bruno Braga (bateria), Dunia Elias (piano) e Rafael Figueredo (contrabaixo) - Foto: Divulgação Ospa

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) apresenta o quarto recital da Série Música de Câmara. No dia 21 de julho, domingo, às 16h, a Fundação Iberê Camargo é, pela segunda vez, palco da iniciativa.

A apresentação fica por conta do Quarteto Bolling-Elias, grupo composto pelos músicos da Ospa Artur Elias (flauta), Dunia Elias (piano), Bruno Braga (bateria) e Rafael Figueredo (contrabaixo). O programa é formado por obras de Jean-Baptiste Lully, Joseph Kosma e Claude Bolling.

Sobre o repertório

A apresentação inicia com a obra Marche pour le céremonie des Turcs (da ópera O Burguês Fidalgo), do compositor naturalizado francês Jean-Baptiste Lully (1632-1687). Músico prolixo, teve o estilo amplamente mimetizado na Europa.

Na sequência, Joseph Kosma (1905-1969) é revisitado. Autor de mais de 80 músicas em colaboração com Jacques Prévert, contribuiu intesamente com peças para a cinematografia, sendo Les feuilles mortes uma de suas canções imortalizadas.

A Suíte para Flauta e Jazz Piano, de Claude Bolling, é considerada um marco na história da música devido à união rara do delicado balanço de estilos, que aliou a linguagem do jazz às técnicas de composição da música de concerto, barroca em especial.

Sobre a Ospa e a Série Música de Câmara

A Fundação Ospa é um complexo musical-educativo que, desde 1950, realiza um trabalho de difusão da música orquestral e formação de plateias no RS. Vinculada à Secretaria da Cultura, mantém a orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música, o Conservatório Pablo Komlós.

Nas suas mais recentes temporadas, a agenda da Ospa tem contemplado em torno de 80 apresentações anuais, atingindo um público aproximado de 60 mil gaúchos a cada ano.

A série Música no Museu foi criada em 2016 para institucionalizar a presença da música de câmara na programação da orquestra. A proposta é apresentar repertórios para formações menos numerosas e adaptações, além da apresentação de compositores que escrevem especificamente para essas formações. A atual edição é realizada em parceria com o Memorial do Rio Grande do Sul.

Recital da Ospa na Fundação Iberê Camargo – Série Música de Câmara

Quando: 21 de julho, domingo
Horário: 16h
Local: Fundação Iberê Camargo (av. Padre Cacique, 2.000, bairro Cristal, Porto Alegre)