Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Sossego, da Brigada Militar, alcança resultados positivos no Litoral

Publicação:

Ação BM litoral
Em 746 barreiras policiais realizadas desde 31 de dezembro, mais de 11 mil veículos foram fiscalizados - Foto: Divulgação / 2º BPAT

Atendendo a uma demanda recorrente no litoral, a Brigada Militar realiza a Operação Sossego, iniciativa que busca minimizar o uso de equipamentos de som veiculares e portáteis que estejam causando perturbação.

As ações consistem na abordagem e identificação de pessoas, além de barreiras policiais e verificação de veículos e condutores, especialmente em locais onde existe grande concentração de público. Os policiais militares atuam preferencialmente à noite, quando a demanda é maior, mas também tem constatado casos durante o dia, após acionamento pela população.

No dia 24 de janeiro, o Ministério Público estadual (MPRS) publicou nota técnica a respeito de equipamentos sonoros. O documento aborda a contravenção de perturbação do sossego e também sobre o crime de poluição sonora. O MP também orienta autoridades policiais sobre as medidas em cada um dos casos, como o recolhimento de equipamentos.

O tenente-coronel Claudiomir Souza de Oliveira, comandante do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas, sediado em Capão da Canoa e uma das unidades envolvidas nas ações, destacou que "além da questão do sossego, a operação também acaba trazendo outros resultados positivos, como a tirada de circulação de diversos criminosos, armas e drogas".

De acordo com o tenente-coronel, os policiais militares recolheram 30 caixas portáteis e constataram 40 veículos com equipamentos de som e caixas, que estavam sendo utilizados indevidamente.

Ao todo, desde o dia 31 de dezembro de 2019 até 25 de janeiro, somente no litoral, foram abordadas e identificadas mais de 20 mil pessoas pela BM, presas 344 e recapturados 29 foragidos. Ainda foram apreendidas 12 armas de fogo, meio quilo de crack e 3,1 kg de maconha.

Nas 746 barreiras policiais realizadas, mais de 11 mil veículos passaram por fiscalização, sendo 673 autuados. A Brigada Militar também recuperou 27 veículos em situação de furto e roubo.

Texto: Sabrina Ribas/Ascom BM
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul