Nova barragem soluciona demanda histórica de Silveira Martins

Silveira Martins   barragem   Douglas Carvalho
Nova estrutura aumenta em cerca de onze vezes a capacidade de armazenamento de água no município - Foto: Douglas Carvalho / Ascom Corsan

Uma barragem foi inaugurada pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), nesta sexta-feira (23/8), em Silveira Martins. A nova estrutura, que aumenta em cerca de onze vezes a capacidade de armazenamento de água no município, garante o abastecimento da população mesmo nos períodos de estiagem. Foram investidos R$ 3,6 milhões na obra.

Na ocasião, o diretor de Expansão da Corsan, Julio Hofer, afirmou que a empresa está trabalhando para, cada vez mais, entregar soluções aos municípios. “Mais do que inaugurar um novo barramento, a companhia está aqui solucionando um problema histórico da cidade. Para realizarmos esta obra, tivemos o apoio do Governo do Estado, prefeitura, Câmara de Vereadores e comunidade, comprovando que a construção coletiva pode gerar grandes resultados”, disse, destacando ainda o potencial turístico da barragem.

O superintendente da região Central da Corsan, José Roberto Epstein, salientou os benefícios do investimento. “Vai trazer uma garantia de abastecimento e também um grande desenvolvimento para o município. Esta é uma obra pública que serve de exemplo, pois foi executada dentro dos prazos previstos e do orçamento planejado”.

Para o prefeito de Silveira Martins, Fernando Luiz Cordero, a barragem resolve uma demanda antiga dos moradores: “Estar aqui, nesta inauguração, seria o sonho de qualquer prefeito. Quero compartilhar este momento com os ex-gestores do município que se empenharam para a concretização dessa obra. Nas épocas de pouca chuva, quando a barragem antiga não era suficiente para atender a cidade, a Corsan sempre solucionou o problema e garantiu o abastecimento".

Ao final do evento, as autoridades descerraram a placa de inauguração. Também presentes o diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, Jean Bordin, o representante da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, Tadeu Assis, os prefeitos de Ivorá, Ademar Binotto, e Nova Palma, André Rossato, autoridades locais, funcionários da companhia e moradores do município.

Saiba mais

A antiga barragem de acumulação da cidade podia armazenar 8.000 m³ e, nos períodos de estiagem, não apresentava capacidade suficiente para promover o abastecimento local, tendo secado por duas vezes nos últimos dez anos. A nova barragem, com moderna estrutura em concreto armado, aumenta o volume de reservação de água bruta para 90.000 m³. No município, a Corsan atende cerca de 700 economias de água, contando com mais de 80 quilômetros de redes de distribuição e uma estação de tratamento que produz 700 mil litros de água potável por dia.

Texto: Douglas Carvalho/Ascom Corsan
Edição: Secom