Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

No Texas, RS reforça aproximação com a empresa Dell na agenda de inovação e tecnologia

Publicação:

51932736893 8173505a17 k
Leite apresentou políticas públicas elaboradas no RS para financiar inovação e alavancar ainda mais a vocação para tecnologia - Foto: Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini

Na última parada da missão internacional aos Estados Unidos, o Texas, o governador Eduardo Leite e a comitiva estadual visitaram, nesta sexta-feira (11/3), a Dell Technologies. A sede da empresa está localizada em Rock Round, a cerca de 30 minutos de Austin, a capital texana.

“Somos líderes de inovação no Brasil, entre os Estados, e temos a melhor universidade federal e os melhores parques tecnológicos, mas é fundamental que consigamos apresentar para essas empresas de tecnologia que o futuro do RS será ainda mais promissor. Estamos com toda uma política pública desenvolvida para, por meio de editais, financiar inovação e alavancar ainda mais essa nossa vocação para inovação, ciência e tecnologia no Estado, e é importante nos mostrarmos como um Estado atraente perante essas empresas da área de tecnologia”, explicou o governador.

A Dell gera mais de 3 mil empregos no RS e, só na parte de desenvolvimento de novas tecnologias, tem mais de 1,4 mil contratados na unidade em Eldorado do Sul. É uma operação estratégica para o Estado.

“A nova economia está muito mais ligada à produção de serviços. Então, para o Estado, é importante ter essa unidade que desenvolve sistemas de serviços. Também falamos sobre capacitação da mão de obra, e tudo que podemos fazer, como governo, para melhorar esse ambiente”, disse Leite. “Apresentamos as ações que o governo tem feito, a evolução que nós temos viabilizado no Estado, para que eles se sintam não somente estimulados a permanecer, mas também a ampliar seus investimentos futuramente no Estado”, afirmou o governador.

O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, lembrou que a Dell foi a primeira grande empresa de tecnologia a se instalar no RS. “Viemos reforçar o interesse do Estado em manter essa parceria forte com a Dell. A empresa já está presente e tem fortes parcerias com as universidades, em especial a PUCRS e a Unisinos, e já existe uma série de projetos em andamento, e assim nos mostramos abertos às possibilidades da Dell, especialmente em programas de formação e capacitação de pessoas”, disse Balestrin.

Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil, conta que a empresa vislumbrou uma grande oportunidade no Rio Grande do Sul há 23 anos. “Hoje, somos líderes no mercado nacional de servidores, storage, hiperconvergência e PCs, e reforçamos nosso investimento na região, onde mantemos nossa sede corporativa e seguimos crescendo para apoiar nossos clientes em sua transformação digital no Brasil”, detalhou.

No Brasil, a Dell tem fábrica em Hortolândia, em São Paulo, e um Centro de Distribuição e Centro Tecnológico em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul. A empresa também já confirmou a participação no South Summit, que ocorre entre os dias 4 a 6 de maio, em Porto Alegre.

Neste sábado (12/3), às 11h30, o governador será painelista no South by Southwest, um dos maiores festivais de música, cinema e tecnologia do mundo. O tema da palestra é “ESG: Pathway to Inclusive Economic Development” (em português, ESG: caminho para o desenvolvimento econômico inclusivo). O evento ocorre em Austin, no Texas.

Parceria com a Amazon Web Services

Fruto da reunião na Amazon Web Services na quarta-feira (9/3), a primeira reunião de trabalho destinada a colocar em prática as parcerias na área de políticas digitais ocorreu na quinta-feira (12/3), na sede da empresa em Arlington, na Virginia.

De acordo com o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, a primeira reunião serviu para montar um grupo de trabalho, com definição de times e de pontos focais. A intenção é avançar em três eixos, sendo o primeiro deles a empregabilidade, disponibilizando plataformas para possamos melhorar a empregabilidade dos nossos estudantes e jovens do RS, de todas as faixas etárias e de todos os grupos sociais.

O segundo eixo será uma estratégia de startups, trabalhar todos os editais para mobilizar as redes, e o terceiro será na parte de inclusão para colocar à disposição dos beneficiários dos editais a estrutura e a plataforma da Amazon Web Services.

"Essa é uma iniciativa concreta, e com certeza teremos algo para entregar já nas próximas três ou quatro semanas. Certamente, o South Summit Brasil será um ponto alto da parceria, onde teremos vários resultados para apresentar”, destacou o secretário Gastal.

O secretário de Ciência, Inovação e Tecnologia, Alsones Balestrin, também participou da primeira reunião de trabalho, na sede da AWS

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul