Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leitos

A Covid-19 lançou o desafio de maior cobertura de leitos, tanto clínicos como UTIs, dada a velocidade da contaminação e o agravamento de casos que, em situação extrema, necessitam de cuidados intensivos. 

Hosp S Sebastião Caí 1
Um dos locais com ampliação é São Sebastião do Caí, onde o Hospital Sagrada Família habilitou cinco novos leitos - Foto: Maicon Hinrichsen / Palácio Piratini
Desde o início da pandemia, o RS adotou como prioridade aumentar a capacidade de atendimento do sistema público de saúde. 

A meta de ampliar em pelo menos 60% o número de leitos de UTI para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foi superada

O RS aumentou em mais de 100% os leitos de UTI SUScom 951 novos leitos que totalizam 1.884 leitos

Antes da pandemia, eram 933 unidades em funcionamento. 

O total de leitos disponíveis, públicos e privados, bem como a taxa de ocupação, pode ser acompanhada em tempo real no Mapa dos Leitos.

Regulação hospitalar 

Para aperfeiçoar o acesso aos leitos, o governo publicou normas de regulação de gerenciamento da internação hospitalar no Estado. A normatização da regulação estadual garante que todos os cidadãos que necessitarem de leitos de internação clínica e de UTI tenham acesso de maneira segura e dentro do prazo tecnicamente aceitável.

Depois de esgotadas as ofertas em nível municipal, se passa para o nível regional, depois, para o macrorregional e, se houver necessidade de transferência para outra macrorregião, a Central de Regulação Estadual garantirá o acesso ao leito e o transporte. O desafio é garantir que todos tenham acesso a leitos de UTI em hospitais de referência. As normas trarão mais visibilidade e transparência ao processo. 

O documento esclarece que não serão utilizadas somente as UTIs específicas para o tratamento da Covid-19, e sim, todos os leitos de UTI e todos os leitos clínicos disponíveis no Rio Grande do Sul.

00:00:00/00:00:00

Estado entrega 30 leitos clínicos e dez de UTI no Hospital Regional de Santa Maria

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Portal do Estado do Rio Grande do Sul