Leite se reúne com prefeitos da Serra para atualização sobre coronavírus

49975029737 9f0b042d46 k
Governador Leite e o secretário Agostinho Meirelles em videoconferência com a secretária Arita e prefeitos da Serra - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite se reuniu, na tarde desta sexta-feira (5/6), com prefeitos de municípios da região da Serra. O encontro, que contou com a participação da secretária da Saúde, Arita Bergmann, ocorreu via videoconferência e serviu para que o Estado pudesse apresentar um panorama do monitoramento dos dados referentes à evolução do coronavírus nas cidades.

"Montamos todo um sistema de informações, dados e estatísticas para ajudar a gerenciarmos melhor essa crise. Nosso sistema está nos informando que a Serra merece atenção", explicou o governador, ressaltando que o Executivo, com toda sua equipe técnica, está à disposição dos municípios.

No modelo de Distanciamento Controlado, a região de Caxias do Sul abrange 49 municípios e está classificada na bandeira laranja. "Fizemos uma apresentação para mostrar como a região está se comportando", detalhou a secretária Arita.

Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha são a quarta, quinta e sexta cidades com maior número de casos confirmados no Estado (653, 403 e 272, respectivamente). Em Bento Gonçalves, 16 pessoas morreram em decorrência do coronavírus, e em Garibaldi e Farroupilha, foram quatro óbitos em cada município.

Até as 17h05 desta sexta-feira (5/6), a taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na região de Caxias do Sul era de 77,3% – dos 176 leitos disponíveis, 136 estão ocupados.

Recentemente, hospitais de Caxias do Sul e de Garibaldi abriram 10 leitos de UTI cada. O município de Bento Gonçalves também contratualizará mais leitos de UTI com recursos próprios, enquanto aguarda a habilitação por parte do Ministério da Saúde.

A secretária Arita tem expectativa de que as cidades de Vacaria, Farroupilha e Caxias do Sul (no hospital Pompeia) também possam abrir, em breve, mais 10 leitos cada .

Depois da apresentação da Secretaria da Saúde, os prefeitos puderam se manifestar. O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, também participou da reunião.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom