Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite participa da Festa Nacional da Artilharia em Santa Maria, com Bolsonaro e Mourão

Publicação:

SANTA MARIA, RS, BRASIL, 15.06.2019 - O governador Eduardo Leite prestigiou, na noite deste sábado (15/6), a Festa Nacional da Artilharia (Fenart) 2019, no município de Santa Maria.
Presidente Bolsonaro, vice-presidente Mourão e governador Leite acompanham evento sobre Batalha de Tuiuti e nascimento de Mallet - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite prestigiou, na noite deste sábado (15/6), a Festa Nacional da Artilharia (Fenart) 2019, no município de Santa Maria. O evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do vice Hamilton Mourão.

Pela primeira vez no RS desde que assumiu o mandato, em 1º de janeiro de 2019, o presidente Bolsonaro e comitiva foram recebidos pelo governador na Base Aérea de Santa Maria. De lá, seguiram para a sede do 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC AP) Regimento Mallet, local do evento.

SANTA MARIA, RS, BRASIL, 15.06.2019 - O governador Eduardo Leite prestigiou, na noite deste sábado (15/6), a Festa Nacional da Artilharia (Fenart) 2019, no município de Santa Maria.
Presidente Bolsonaro vem pela primeira vez ao Rio Grande do Sul desde a posse, em janeiro passado - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O presidente Bolsonaro saudou os presentes, civis e militares. “Cumprimento o povo maravilhoso do RS. O Papa está mais ao Sul, mas Deus é brasileiro. Cadê meu chimarrão?”, brincou. Bolsonaro exaltou os valores das Forças Armadas, como a camaradagem, o patriotismo e o amor à pátria. “As Forças Armadas fazem tudo pelo povo, arriscando a própria vida para proteger a do povo brasileiro.”

Celebrada anualmente, a festa encena a Batalha de Tuiuti, travada em 24 de maio de 1866 às margens do lago Tuiuti, no Paraguai. Armas e um canhão da época da batalha foram utilizadas na encenação, bem como uniformes que remetem aos do passado. A batalha é considerada a maior disputa campal da América Latina, e fundamental para os países da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai) na Guerra do Paraguai.

Neste ano, além dos 153 anos da Batalha de Tuiuti, a Fenart comemora o 218º aniversário do nascimento do marechal Emílio Luiz Mallet, considerado o patrono da artilharia brasileira. Bolsonaro também prestou uma homenagem ao marechal, agradecendo pelos serviços prestado ao Brasil.

O convite a Leite foi feito pelo comandante do Exército Brasileiro, general Edson Pujol, pelo comandante militar do Sul, general Antônio Miotto, e pelo comandante do 3° GAP AP Regimento Mallet, coronel Alex Minussi.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Patrícia Specht/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul