Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Leite anuncia recondução de Fabiano Dallazen ao cargo de procurador-geral de Justiça

Publicação:

Leite MP RS
Anúncio foi feito pelo governador na Federasul, onde Dallazen e o procurador Eduardo Cunha da Costa (E) eram palestrantes - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta quarta-feira (22/5), a recondução do atual procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen, ao cargo no Ministério Público, para o biênio 2019-2021. O nome foi divulgado pouco antes do início da reunião-almoço Tá na Mesa, na Federasul, na qual o próprio Dallazen e o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, foram os palestrantes.

“Visualizamos uma condução harmoniosa, uma relação que estimula a convergência e o encontro de caminhos comuns. Dallazen tem uma postura leal, correta, que defende legitimamente os interesses da instituição que representa sem deixar de prestar atenção a todo o cenário”, justificou, reforçando ainda a capacidade técnica, política e de relacionamento do atual procurador-geral de Justiça.

Leite cumprimentou o promotor Márcio Schlee Gomes, que disputava o cargo com Dallazen, dizendo-se impressionado pela quantidade expressiva de votos conquistados por ele na eleição interna do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS). Antes de fazer o anúncio, Leite telefonou aos dois candidatos para deixá-los cientes da decisão que havia tomado.

Dallazen agradeceu a Leite e afirmou que o MP-RS está ao lado do Estado. “Conduzir a instituição em um momento como esse, em que sentimos que estamos caminhando em um mesmo sentido, com um mesmo objetivo, é muito importante”, declarou.

Leite MP RS 2
Governador Leite reforçou a capacidade técnica, política e de relacionamento do atual procurador-geral de Justiça - Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Currículo

Fabiano Dallazen é o atual procurador-geral de Justiça do RS. Em maio de 2017, foi escolhido como procurador-geral de Justiça do RS para o biênio 2017-2019. Nessa ocasião foi o primeiro colocado na eleição interna do Ministério Público, com 582 votos (70,9%).

Natural de Carazinho, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É especialista em Direito Penal e Processual Penal e mestre em Direitos Fundamentais pela Ulbra.

Dallazen ingressou no Ministério Público em abril de 1998, tendo atuado nas comarcas de Getúlio Vargas, Soledade e Passo Fundo. Em Porto Alegre, atuou nas promotorias de Justiça de Família e Sucessões, do Tribunal do Júri, Criminal e Especializada Criminal de Combate aos Crimes Tributários.

Além disso, foi coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e vice-presidente da Associação do Ministério Público no período de 2005-2006. Desde junho de 2015, ocupava o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais.

No dia 18 de maio, o Ministério Público do Rio Grande do Sul definiu três nomes para concorrer ao cargo. O atual procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen (410 votos) e os promotores Márcio Schlee Gomes (342 votos) e Luiz Henrique Barbosa Lima Faria Corrêa (54 votos). A lista tríplice foi entregue ao governador Eduardo Leite na segunda-feira (20/5).

Texto: Suzy Scarton
Edição: Marcelo Flach/Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul