Governador anuncia 350 mil unidades de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde

live governador 27 março
Na transmissão desta sexta, dia 27, o governador anunciou também uma parceria de pesquisa com universidades gaúchas - Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

CORREÇÃO: diferentemente do que publicado até as 18h35, o Estado recebeu uma carga de 600 litros de álcool gel; a informação já foi corrigida no texto abaixo

Em transmissão ao vivo na tarde desta sexta-feira (27/3), o governador Eduardo Leite anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (30/3), serão distribuídas mais de 350 mil peças de equipamentos de proteção individual para os municípios e hospitais de todo o Estado.

São 300 mil luvas descartáveis, 47 mil máscaras cirúrgicas e 16 mil aventais que fazem parte dos 80 mil kits de proteção individual enviados pelo Ministério da Saúde, além da terceira remessa de doses de vacina contra a gripe. Parte deste material já foi entregue a hospitais com UTI, hemocentros e farmácias de medicamentos especiais. A outra parte está sendo organizada para distribuição pela Secretaria da Saúde para as 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), que por sua vez entregarão aos municípios e casas de saúde para a proteção dos profissionais que trabalham no atendimento aos pacientes da Covid-19.

Além desse conjunto de materiais, Leite comunicou que o governo do Estado está em processo de compra de mais 170 mil luvas, 170 mil máscaras e um lote de óculos de proteção. Uma remessa de outras 500 mil máscaras oriundas do Ministério da Saúde também é aguardada pelo Estado. Para limpeza das mãos e dos ambientes, o RS recebeu uma carga de 600 litros de álcool em gel que está sendo repassada aos municípios.

distribuição material SES coronavírus
Parte do material está sendo organizado pela Secretaria da Saúde para distribuição no Estado - Foto: Neusa Jerusalém / Ascom SES

A organização do envio dos materiais foi uma das pautas da reunião que Leite realizou durante a manhã com os 27 presidentes das associações regionais de municípios e com a diretoria da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs).

Para ajudar na análise científica do comportamento do vírus no RS, o governador disse ainda que o Estado está iniciando um trabalho de cooperação entre cinco universidades e o Comitê de Análise de Dados do Gabinete de Crise, instituído em decreto para o enfrentamento da Covid-19 no Estado.

“Por iniciativa da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), o quadro técnico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi convidado a coordenar um trabalho de pesquisa por amostragem em parceria com o governo do Estado. Hoje fazemos o teste apenas nas pessoas que apresentam sintomas. Com essa pesquisa, semanalmente serão feitas coletas sequenciais para acompanharmos a evolução da contaminação na população gaúcha, observando o percentual por sexo, faixa etária, nível social e região do Estado para entendermos a forma como se dá a contaminação e ajudar na tomada de decisões a partir de dados”, explicou Leite.

Além da UFPel, irão participar do estudo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), a Universidade Federal de Ciências da Saúde (UFCSPA) , a Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Texto: Thamíris Mondin
Edição: Patrícia Specht/Secom