Instituições da Secretaria da Cultura iniciam 2021 com reabertura gradual

Exposição MACRS Foto Kevin Nicolai
Montagem da exposição "Mulheres nos acervos", no Museu de Arte Contemporânea - Foto: Kevin Nicolai

A partir desta quarta-feira (20/1), a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) volta a receber visitantes, em esquema de agendamento. Ela estava fechada ao público desde março, em função das medidas de distanciamento social e de obras de adequação ao Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI). Também serão reabertos alguns espaços e instituições que funcionam CCMQ (rua dos Andradas, 736): Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS), Espaço Maria Lídia Magliani, Sala Radamés Gnattali – salas expositivas – e Espaço Majestic – térreo da CCMQ.

O agendamento deve ser feito pelo e-mail visitaccmq@gmail.com. A CCMQ receberá um número restrito de pessoas por turno, de forma a respeitar os protocolos de segurança contra a Covid-19. Também mediante agendamento, o público poderá contar gratuitamente com uma opção de visita mediada pela equipe da Casa de Cultura.

“Esta é a primeira etapa da reabertura, que será gradativamente ampliada. Vamos garantir que o público possa fruir os espaços culturais da maneira mais segura possível. As visitas pré-agendadas e com quantidade de público controlada nos garantem o cumprimento rigoroso de todos os cuidados sanitários que se fazem necessários”, observa o diretor da Casa de Cultura, Diego Groisman.

Durante o fechamento, a instituição manteve uma intensa agenda de eventos pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e pelo canal do YouTube. Enquanto isso, remodelou seu espaço físico para a reabertura. “No período sem visitação pública, os espaços expositivos e museológicos foram ampliados e renovados pela equipe da Casa de Cultura. São algumas das novidades que o público poderá conferir, inicialmente, por meio de visitas agendadas”, explica Groisman. Para conferir as novidades da reabertura da CCMQ, clique aqui.

Reabertura gradual

A retomada das atividades nas instituições da Sedac começou em outubro, obedecendo os protocolos estabelecidos pelo governo do Estado no que se refere à Covid-19. No dia 22 foram reabertos Memorial do RS, Arquivo Histórico, Museu Antropológico (Mars), Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (MuseCom), Museu Julio de Castilhos e Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) – com visitação temporariamente interrompida para reformas.

As visitas obedecem às diretrizes sanitárias e algumas instituições também recebem o público mediante agendamento. O mesmo vale para as instituições da Sedac no interior – Museu Estadual do Carvão, de Arroio dos Ratos, e Parque Histórico General Bento Gonçalves, de Cristal (confira abaixo o modo de visitação de cada instituição). O Museu Histórico Farroupilha, de Piratini, está temporariamente fechado para receber melhorias, de forma a receber a coleção Tchê Voni Farrapo, coleção farroupilha doada por Volnir Júnior dos Santos. A previsão é que em março o Theatro São Pedro e a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) também retomem as atividades.

MEMORIAL DO RS
Rua 7 de Setembro, 1.020 – Porto Alegre
De terça a sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 12 às 17h

PESQUISA NO ARQUIVO HISTÓRICO
Rua Sete de Setembro, 1.020 - 2º andar – Porto Alegre
Mediante agendamento pelo e-mail: agendamento-ahrs@sedac.rs.gov.br

PESQUISA NO MUSEU ANTROPOLÓGICO DO RS (MARS)
Rua Sete de Setembro, 1.020 - 2º andar – Porto Alegre
Mediante agendamento pelo e-mail: museuantropologico@gmail.com

MUSEU DA COMUNICAÇÃO HIPÓLITO JOSÉ DA COSTA (MUSECOM)
Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre
De terça a sexta, das 10 às 17h

Para atividades de pesquisa, é necessário agendamento pelos e-mails musecom@sedac.rs.gov.br ou agendamento-musecom@sedac.rs.gov.br. O atendimento ocorre nas segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h.

MUSEU JULIO DE CASTILHOS
Rua Duque de Caxias, 1.205 – Porto Alegre
De terça a sábado, das 10h às 17h

MUSEU ESTADUAL DO CARVÃO